“Tadej Pogacar nunca venceu Vingegaard quando ele estava em forma” comentarista do TNT revela seu favorito ao Tour; assista o vídeo
O Tour de France 2025 promete mais um capítulo eletrizante da rivalidade entre Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard. A dupla domina a principal prova do ciclismo mundial desde 2020, alternando vitórias e protagonizando duelos históricos.
Pogacar triunfou em 2020 e 2021, enquanto Vingegaard reagiu com atuações avassaladoras nos anos seguintes, conquistando as edições de 2022 e 2023. Em 2024, foi a vez do esloveno voltar ao topo, com uma performance avassaladora.
Contudo, nem todos acreditam que Pogacar manterá a hegemonia em 2025. O ex-ciclista profissional e atual comentarista da TNT Sports, Adam Blythe, aposta em uma retomada do dinamarquês, conforme afirmou em uma entrevista ao podcast “The Ultimate Cycling Show”.

“Acho que se esqueceram do ano passado, quando Jonas se machucou”
Para Blythe, a vantagem histórica de Vingegaard não pode ser ignorada. “Se voltarmos dois anos, Jonas ganhou 2,5 minutos (1,38 minutos, ed.) em um contrarrelógio”, afirmou, ainda que reconheça a imprecisão nos números. “Acho que isso está esquecido.”
Ele também lembrou a força do dinamarquês nas montanhas: “E em uma etapa de montanha (Col de La Loze), ele chegou a tirar 6 minutos dele”. Em 2023, a diferença final entre os dois foi de quase 7min 30min com vantagem ao dinamaquês. No entanto, em 2024, Pogacar inverteu o cenário e venceu o Tour com uma margem superior a 6 minutos.

Mesmo assim, Blythe argumenta que a performance abaixo de Vingegaard pode ter sido consequência de sua preparação comprometida. “Acho que se esqueceram do ano passado, quando Jonas se machucou”, lembrou, citando a queda sofrida pelo ciclista no País Basco no início da primavera europeia.
Quem realmente pressiona quem?
Segundo o comentarista, ainda que Pogacar tenha conquistado vitórias expressivas em 2024, elas aconteceram em um contexto no qual Vingegaard “simplesmente [estava] incapaz de reagir”. Já nas vitórias do dinamarquês, ele não apenas venceu, como impôs colapsos ao rival.
“Não acho que eles o subestimem, mas se você olhar o que Jonas fez no ano passado… Ele venceu aquela etapa depois de apenas estar na bicicleta por seis semanas antes do Tour de France”, observou, referindo-se à vitória de Vingegaard na 11ª etapa de 2024.

“Quando Jonas esteve em sua melhor forma, Tadej nunca conseguiu vencê-lo”
Blythe encerra com um aviso direto à equipe de Pogacar: “Ele conseguiu vencer o melhor Tadej que vimos até agora”, afirmou. O britânico, que se aposentou em 2019, aos 30 anos, depois de passagens por equipes como Lotto, BMC e Orica GreenEDGE, acredita que o Tour 2025 será decisivo.
“Vingegaard está com uma preparação muito melhor do que no ano passado. Se eu fosse eles, estaria preocupado com ele. Quando Jonas esteve em sua melhor forma, Tadej nunca conseguiu vencê-lo”, concluiu.