Tadej Pogacar pode entrar pra história (mais uma vez) agora em setembro, mas diretor da UAE avisa “não olhamos para os livros de história”
Apenas dois homens ao longo da história conseguiram vencer o Giro d’Italia, o Tour de France e o Campeonato Mundial de Ciclismo em uma mesma temporada: Eddy Merckx em 1974 e Stephen Roche em 1987.
Trinta e sete anos depois, surge a possibilidade de Tadej Pogacar entrar mais uma vez na história, agora em setembro (Mundiais, de 21 a 29 de setembro), e se unir a este seleto grupo de atletas.
UAE Team Emirates atualiza calendário de Pogacar
Joxean Matxin, chefe da equipe UAE Team Emirates, revelou recentemente os objetivos ambiciosos de Pogacar para o restante da temporada de 2024. “Canadá, Campeonatos Mundiais (Estrada e Contrarrelógio), Il Lombardia e as clássicas italianas (Giro dell’Emilia e Tre Valli Varesine)”, listou Matxin em entrevista à revista Velo, destacando a empolgação do esloveno para continuar competindo em 2024. “Tadej está animado para correr novamente e terminar a temporada forte.”
“Não olhamos para os livros de história”, afirmou Matxin, reafirmando o foco da equipe em manter Tadej Pogacar competitivo e saudável por muitos anos.
Duas vitórias na primeira vez em dois Grand Tours
Pogacar já demonstrou sua capacidade ao conquistar a Maglia Rosa do Giro e três Maillot Jaunes do Tour, faltando apenas a Camisa Vermelha da Vuelta para completar o trio de honras nas Grandes Voltas. Porém, Matxin adverte que forçar o jovem ciclista a competir em todas as três grandes provas no mesmo ano pode ser prejudicial.
“Um ciclista de 25 anos que nunca fez dois Grand Tours em uma temporada, e no primeiro ano que tenta, ganha dois”, se o enviássemos para três Grand Tours em um ano, não estaríamos pensando em seu futuro”, afirma Matxin, enfatizando que, embora Pogacar tenha um talento extraordinário, o foco deve ser em preservar sua carreira.
Tadej Pogacar e a Vuelta a España
A questão sobre a participação de Pogacar na Vuelta a España continua em aberto, com Matxin sendo cauteloso em seus comentários. “É muito cedo para dizer”, afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de Pogacar disputar a corrida no próximo ano.
“Veremos como ele conclui a campanha de outono e então nos sentaremos, com todos da equipe, para fazer um plano para a próxima temporada. Isso pode ser ótimo para as pessoas que amam as estatísticas. Não corremos para isso, corremos para vencer”, finalizou Matxin.