“Tadej Pogacar pode vencer quantas etapas do Tour quiser”, Ben Healy justifica estratégia do Maillot Jaune
Ben Healy (EF Education EasyPost) já deixou sua marca neste Tour de France em repetidos ataques, mas o irlandês ainda não conseguiu vencer. As etapas até agora não têm favorecido a fuga, já que os ciclistas da Classificação Geral não têm oferecido oportunidades de sucesso.
Hoje, na 17ª etapa com chegada em Superdévoluy, Healy e sua equipe veem uma nova oportunidade para mudar essa narrativa.
Vamos tentar novamente
“Vamos tentar de novo hoje”, disse Healy em entrevista ao Sporza, momentos antes do início da prova. Ele destacou que cada dia no Tour oferece novas oportunidades, mas a dificuldade tem sido constante.
Nas últimas semanas, a fuga teve dificuldades em se manter à frente, algo que não passou despercebido por Healy. “Parece que sim, sim. Mas não posso reclamar muito. Nossa equipe perdeu duas oportunidades no fim de semana de estreia (na Itália) e temos que olhar para nós mesmos.”
Tadej Pogacar pode vencer quantas etapas quiser
Healy também comentou sobre a supremacia de Tadej Pogacar, justificando a estratégia adotada por ele. “Se você é Tadej Pogacar… ele é o melhor ciclista do mundo. Você não pode discutir sobre isso. Correríamos da mesma maneira que ele”.
“Sim, o que mais você pode fazer? Ele pode vencer quantas etapas quiser. Não é necessariamente frustrante para mim. Eu faria o mesmo. Então você não pode culpar Tadej por isso.”
Perfil da 17ª etapa é favorável à fuga
A escolha de Healy pela 17ª etapa, entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Superdévoluy, não é sem motivo. Os últimos 40 km apresentam três subidas desafiadoras: o Col Bayard (6,8 km a 7,3%), o Col du Noyer (7,5 km a 8,4%) e, no final, a Côte de Superdévoluy (3,9 km a 5,9%).
Esses trechos difíceis oferecem uma nova oportunidade para a fuga, e Healy está determinado a aproveitar ao máximo essa oportunidade.