Tadej Pogacar quebra recordes e registra o Tour de Flandres mais veloz da história
Tadej Pogacar entrou no Tour de Flandres determinado a deixar sua marca nas icônicas e desafiadoras subidas de paralelepípedos da clássica belga. E foi exatamente isso que o esloveno fez.
Com um desempenho mais uma vez impressionante, o campeão mundial não apenas venceu pela 2ª vez a prova, como quebrou diversos recordes ao longo do percurso, registrando o Tour de Flandres mais veloz da história.
Ataque na 2ª passagem no Oude Kwaremont
A ofensiva de Pogacar começou a cerca de 55 km da linha de chegada, durante a 2ª passagem pelo Oude Kwaremont. Foi nesse trecho que o esloveno atacou com força total. Apenas 4 rivais conseguiram segui-lo até o topo: Mathieu van der Poel, Wout van Aert, Matteo Jorgenson e Mads Pedersen.
A escalada de Pogacar foi tão intensa que resultou em um novo recorde no segmento de paralelepípedos do Oude Kwaremont.
Ele completou a subida de 1,48 km em 2 min e 49 seg, com 31,1km/h de média e uma máxima de 40km/h. O campeão mundial foi 14 segundos mais rápido que Mathieu Van der Poel em sua vitória em 2022.
Reveja o ataque fulminante de Tadej Pogacar
📺 Exactly the same spot on ⛰️ Oude Kwaremont where Pogacar attacked in 2023. Right at the start of the cobblestones. 🇧🇪 #RVV25 pic.twitter.com/oWSwbMyOYq
— ammattipyöräily (@ammattipyoraily) April 6, 2025
Koppenberg e Oude Kruisberg também têm novo dono
O domínio de Pogacar não parou por aí. No lendário Koppenberg, ele voltou a se destacar. Com um tempo de 1 min e 38 seg, o esloveno estabeleceu mais um recorde, superando Wout Van Aert em 10 segundos e sendo o primeiro ciclista a registrar um tempo inferior a 1 min 40 seg.

Outro marco veio no Oude Kruisberg, onde Pogacar conquistou o KOM (King of the Mountain) no Strava. A força com que ele enfrentou cada subida o destacou como o ciclista mais explosivo e constante da prova.

Tour de Flandres mais veloz da história
Não é de se estranhar a quantidade de KOMs perdidos: esta foi a edição mais rápida do Tour de Flandres já registrada. Tadej Pogacar completou o percurso e cruzou a linha de chegada em Oudenaarde com uma impressionante média de 44,99 km/h.
O campeão mundial superou em 0,5 km/h o tempo de Mathieu van der Poel, que havia estabelecido a marca de 44,48 km/h em 2024.