Tadej Pogacar era claramente o favorito para conquistar a etapa de abertura e vestir a primeira camisa rosa do Giro d’Italia 2024, mas encontrou um Jhonatan Narváez particularmente forte. “No geral, posso ficar satisfeito”, afirmou ele por meio dos canais de comunicação de sua equipe dos Emirados Árabes Unidos.
UAE tentou controlar o pelotão sem sucesso
“Tentamos controlar a etapa, mas não era o nosso dia. Acredito que ainda nos saímos bem, especialmente no primeiro dia de um longo Grand Tour. São sempre aqueles dias de 50/50. Alguns ciclistas tiveram dificuldades, outros ainda mais.”
“Isso foi visível em nossa equipe”, continuou o ciclista esloveno. “Foi uma pena ter que atacar de longe na última subida, embora deva admitir que Narváez estava muito forte. Ele acabou conseguindo seguir minha roda”.
“A diferença em relação ao grupo da frente era grande e tivemos que nos esforçar ao máximo para diminuí-la”
Ataque muito cedo
“Quando chegamos ao topo da subida, eu sabia que seria difícil soltar Narváez. Também fazia um tempo desde que tive que competir contra dois ciclistas. Na chegada ataquei muito cedo, mas Narváez foi simplesmente mais rápido”.
“Não tive muitas oportunidades, mas posso olhar para trás e reconhecer que fiz um bom esforço”, complementou Pogacar.
Foco na etapa deste domingo
Assim, a primeira camisa rosa escapou, mas Pogacar continua com o foco na Classificação Geral. “No geral, posso ficar satisfeito. A cada dia, estaremos um pouco melhores. A etapa de domingo até Oropa é mais adequada às nossas habilidades, embora primeiro tenhamos que ver como nos recuperamos após esse primeiro dia difícil.”