Tadej Pogacar revela detalhes da sua preparação e vida pessoal “estou treinando diferente, não perco mais minha explosão”
Tadej Pogacar, consolidou em 2024 seu lugar como o ciclista mais dominante da temporada de 2024. O ciclista da UAE Team Emirates XRG alcançou um feito histórico, conquistando a tríplice coroa: vitória no Giro d’Italia, Tour de France e o Campeonato Mundial.
Em uma entrevista ao canal CyclingWeekly, Pogacar revelou os detalhes por trás de sua preparação e o que o impulsionou a atingir esse nível de excelência.
A Influência do novo treinador “estou treinando um pouco diferente”
Uma das mudanças que Pogacar enfrentou na temporada passada foi a troca de treinador. O esloveno agora é treinado pelo espanhol Javier Sola.
“Ele fala comigo todos os dias, então não posso relaxar em nenhum momento”, brinca Tadej Pogacar. “Não que eu tenha relaxado antes, mas é bom ter alguém em quem você pode confiar e se comunicar super bem”.
“Também estou treinando um pouco diferente – um pouco mais específico, mais direcionado para as corridas que estão por vir. Eu trago algo para ele; ele traz algo para mim, alguns métodos novos e algumas novas maneiras de treinar, e até agora está funcionando bem.”
“Quando estou cansado, não perco mais minha explosão”
Pogacar também compartilhou os segredos por trás de seus famosos ataques rápidos e explosivos, que frequentemente deixam seus adversários para trás. Ele revelou o foco em treinamentos específicos para melhorar sua capacidade de manter o desempenho mesmo sob fadiga.
“Fizemos muito VO2 máximo na última temporada e também muita Zona 2, onde você trabalha sua resistência à fadiga. É aqui que acho que melhorei mais: quando estou cansado, não perco mais tanto da minha explosão, então é realmente um upgrade para mim.”
“Trabalhei muito na academia este ano, mas não tanto com pesos”
Além do treinamento na bicicleta, Pogacar destacou a importância do trabalho na academia, com foco em exercícios específicos com fisioterapeutas, e uma abordagem mais séria em relação à nutrição. Ele também mencionou o uso de técnicas mentais para se preparar mentalmente para as corridas.
“Trabalhei muito na academia este ano, mas não tanto com pesos. Eu trabalhei muito com o fisioterapeuta da equipe, Victor Moreno, e também com um fisioterapeuta em Mônaco, Alexandre Baccili. Ele tem aspectos específicos que eu preciso desenvolver”.
“Estou mais sério com a nutrição, se não preciso comer, não como”
Pogacar também ressaltou sua mudança em relação à nutrição. Estou um pouco mais sério sobre isso. Urska (Zigart, sua noiva e também ciclista profissional) e eu sempre soubemos o que comer, mas agora comecei a seguir o plano nutricional de Gorka (Prieto-Bellver), nosso nutricionista, quando é realmente necessário”.
“Se não preciso comer, não como, é sobre comer apenas o que você precisa”.
“Se não consigo dormir, imagino possíveis situações da corrida”
Tadej Pogacar respondeu também, se ele costuma realizar algum tipo de preparação mental, para os difíceis desafios que enfrenta.
“Eu não falo comigo mesmo no espelho, mas às vezes, se não consigo dormir, ou antes de uma corrida, imagino possíveis situações da corrida, pensando no que pode acontecer. Muitas coisas podem acontecer no ciclismo, então você precisa estar mentalmente preparado.”
Para finalizar a entrevista, Tadej Pogacar respondeu a algumas perguntas rápidas, revelando um pouco mais sobre sua personalidade:
- Lugar ideal para pedalar: “A terra inteira! Não há resposta certa!”
- Lanche favorito: “Qualquer coisa da padaria. Na verdade, qualquer coisa.”
- Esporte favorito além do ciclismo: “Esqui cross-country.”
- Melhor qualidade em um parceiro de treino: “Ter algo para conversar – o tempo passa muito mais rápido.”
- Pior qualidade em um parceiro de treino: “Tão lento que você tem que esperar por ele.”
- Como mudaria o ciclismo: “Essa é uma pergunta profunda e difícil, e pensamos sobre isso o dia todo.”
- O que as pessoas podem se surpreender ao saber sobre ele: “Acho que as pessoas me conhecem melhor do que eu mesmo agora”, finalizou o Campeão Mundial.