Tadej Pogacar revela detalhes impressionantes de sua fisiologia “minha frequência em repouso é 37 bpm e a zona 2 é 340 watts”
A fisiologia de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), sempre foi alvo de admiração e especulação. Recentemente, em uma entrevista ao podcast The Drive , ele revelou detalhes sobre seu treinamento e de sua fisiologia, proporcionando uma rara visão rara da sua impressionante capacidades física.
“Eu poderia ir apenas com a frequência cardíaca”
Durante entrevista com Peter Attia, Pogacar falou sobre a importância dos monitores de frequência cardíaca em sua carreira, algo que ele utiliza desde a infância. “Eu treinei com monitores de frequência cardíaca desde que eu tenho, não sei, 12 anos”, explicou o ciclista.
“Eu sei como minha frequência cardíaca responde quando estou cansado ou quando estou bem”, acrescentou Pogacar.
“Medidores de potência não são tão confiáveis”
Ele também destacou a confiabilidade dos medidores de potência em comparação à frequência cardíaca: “Eu poderia ir apenas pela frequência cardíaca, mas é sempre bom comparar a frequência cardíaca com a potência, mas medidores de potência não são tão confiáveis hoje em dia” . Pogacar explicou que fatores como temperatura e calibração podem afetar as leituras, e que “às vezes pode estar errado”.
Cinco horas entre 320 a 340 watts
Quando se trata de sua faixa de potência na Zona 2, Pogacar revelou números impressionantes: “Minha faixa fica em torno de 320 a 340 watts”, algo que certamente atraiu a atenção dos ciclistas e treinadores.
“Em Mônaco, é muito difícil ficar muito tempo na Zona 2 porque há muita escalada”, disse ele. “Você não consegue manter a potência”.
“Mas quando vou para a Eslovênia ou para outro lugar, ou para a Espanha quando estamos treinando em Calpe, ou no verão, onde é mais plano, eu realmente gosto de ficar cinco horas na Zona 2… Eu adoraria fazer apenas a zona 2 e ir sem parar.”
Frequência Cardíaca mínima e máxima
A frequência cardíaca de Pogacar, tanto em repouso quanto em esforço máximo, é outra área que destaca suas capacidades fisiológicas. Ele revelou que sua frequência cardíaca em repouso chega a apenas 37 batimentos por minuto. “Mas em alguns dias, se você estiver doente ou muito cansado, posso acordar com 48-49, talvez até com mais de 50”, explicou Pogacar.
Em relação à sua frequência cardíaca máxima, Pogacar comentou sobre seu desempenho quando era mais jovem e ainda hoje: “Quando era júnior, consegui atingir 213 bpm e, mais recentemente, regularmente ultrapasso 200 bpm”. Isso mostra o impressionante controle que ele tem sobre seu corpo e como ele mantém seu nível de desempenho ao longo dos anos.