Mathieu van der Poel conquistou o título de campeão mundial, enquanto Jonas Vingegaard foi o vencedor do prêmio Vélo d’Or. No entanto, muitos concordam com a opinião que Tadej Pogacar pode ser considerado o melhor ciclista do mundo. O esloveno teve uma temporada impressionante, em diversos tipos de terrenos, de fevereiro a outubro, e acumulou nada menos que 17 vitórias ao longo do ano.
Melhor momento do ano
Em entrevista ao Het Laatste Nieuws ele relembrou seu ano. “O Tour de Flandres foi o meu momento preferido do ano” afirmou Pogacar. “Esse foi provavelmente o meu melhor dia na bicicleta.”
Ao ser questionado sobre se participará da clássica primavera e do Tour novamente no próximo ano? “Nenhuma ideia. Se eu seguir meu coração, farei qualquer coisa, mas não é assim que funciona. Também gostaria de fazer o Giro e a Vuelta. Um pouco de variedade é melhor, mas quem manda é a equipe.”
Entusiasmo com a 9ª etapa do Tour de France 2024
Ao contrário dos seus adversários, ele está entusiasmado com a etapa de cascalho do Tour. “Eu não me importo e isso não me assusta. Você precisa especialmente de boas pernas. Você não pode comparar um Tour de France, com uma corrida de um dia. Nos clássicos você vai ‘all in’ e não pensa no dia seguinte. No Tour você é mais cuidadoso e corre mais defensivamente.”
Grande objetivo para 2024
Seu grande objetivo em 2024? “Tomar a camisa arco-íris de Mathieu van der Poel. Ele é um cara super legal”, revela o esloveno, ao confirmar sua amizade com o holandês.
“Considero Mathieu um verdadeiro amigo, mas também um rival. Não é como entre ele e Wout, mas nos encontramos algumas vezes por ano para um duelo sério. Se eu fosse criança hoje, ele seria meu ídolo”, finaliza Tadej Pogacar.