Tadej Pogacar, tem utilizado a inovadora Colnago Y1RS ao longo da temporada, além da tradicional V4RS, modelo que utilizou exclusivamente até o final da temporada passada. No entanto, indícios sugerem que uma nova bicicleta pode estar a caminho.
O esloveno foi visto recentemente em um evento beneficente em Mônaco, onde reside, com um modelo inédito da fabricante italiana, levantando especulações sobre um possível protótipo.
Diferenças em relação à V4RS
No ano passado, a V4RS utilizada por Pogacar no Giro d’Italia tinha um peso de 7,4 kg, conforme relatado pelo site Velo, enquanto muitas bicicletas concorrentes ficam abaixo dos 7 kg. Agora, parece que a Colnago está preparando uma atualização para o modelo.
O que podemos ver claramente é que o novo cockpit CC.Y1 do Y1RS não está sendo usado. O atual cockpit ENVE de uma peça de Pogacar é visível na foto da possível “V5RS” e, dado o design “convencional” do tubo de direção, parece que não há nenhum novo design de guiador (guidão no Brasil) em andamento, mantendo a estrutura tradicional da V4RS.

Mudanças no canote do Selim
Uma mudança significativa parece estar no canote do selim, que parece um pouco mais profundo (presumivelmente por questões aerodinâmicas), enquanto a junção com os apoios inferiores parece estar posicionada um pouco mais alta e parece ser um pouco mais fina do que no V4RS.
As imagens limitadas e o esquema de cores do quadro dificultam a detecção de quaisquer diferenças, mas esta pode muito bem ser a nova V5RS.

Uma nova V5RS a caminho?
Com as informações limitadas disponíveis e o design marcante do quadro, ainda é difícil determinar se este é realmente um novo modelo. No entanto, especula-se que a Colnago possa estar desenvolvendo a V5RS, uma evolução da V4RS. Resta aguardar confirmações da fabricante italiana ou do próprio Pogacar sobre a misteriosa bicicleta que pode se tornar sua nova aliada nas competições.