“Tadej Pogacar teve a melhor temporada da história, talvez melhor que Eddy Merckx, Coppi e Hinault” afirma analista da NBC dos Estados Unidos
O percurso do Tour de France 2025 foi revelado, prometendo mais uma edição emocionante do Grand Tour na próxima temporada. Com uma lista de favoritos já conhecida, as perguntas pairam: será que Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) conseguirá manter sua supremacia? Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) recuperará a camisa amarela?
Ou Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), ou até mesmo um competidor inesperado, surpreenderá a todos?
“Os favoritos devem ser os mesmos”
Bob Roll, experiente comentarista de ciclismo dos Estados Unidos, compartilhou suas previsões para o próximo Tour em um episódio do podcast Beyond the Podium da NBC Sports Cycling, compartilhado com o ex ciclista profissional Christian Vande Velde.
Segundo Roll, os principais nomes continuarão os mesmos. “Os favoritos devem ser os mesmos deste ano: Primoz Roglic, Remco Evenepoel, Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar,” afirma Roll.
“A melhor temporada da história, incluindo Merckx, Coppi e Hinault”
Ele destaca especialmente a espantosa temporada de Pogacar, que classificou como “fantástica, inacreditável, e talvez a melhor de todos os tempos, incluindo lendas como Fausto Coppi, Eddy Merckx e Bernard Hinault.”
O comentarista observa o domínio impressionante do esloveno ao longo de 2024, que fez dele o homem a ser batido em 2025. “Sua habilidade estava em um nível completamente diferente, até mesmo no Tour de France,” complementa Roll.
“O que deve estar passando na cabeça de Jonas Vingegaard?”
Roll também abordou o impacto que a performance de Tadej Pogacar pode ter sobre os outros favoritos durante a pré-temporada, especialmente sobre Vingegaard. “O que deve estar passando pela cabeça dos grandes favoritos durante a entressafra, especialmente Jonas Vingegaard?”
“O que ele estará pensando, após ver o que Tadej fez em 2024? Que tipo de melhorias ele pode realmente fazer até o Tour de France do ano que vem?” questiona Roll ao seu co-apresentador, Christian Vande Velde, que já conquistou o 4º lugar na Classificação Geral do Tour de France em 2008.
“Se eu fosse Jonas, me preocuparia apenas comigo”
Para Vande Velde, a melhor estratégia para Vingegaard é focar no próprio desenvolvimento e não tentar imitar o que Pogacar faz. “Se eu fosse Jonas e estivesse na Visma, eu me preocuparia apenas comigo e tentaria alcançar os melhores resultados possíveis, rodeado pelos melhores ciclistas”.
“Porque, se você estiver apenas se preocupando e tentando vencer Tadej fazendo as coisas que ele está fazendo, você sempre estará atrás.”
“A força mental de Jonas Vingegaard é a melhor que já vi”
Vande Velde ressalta a importância da resiliência mental de Vingegaard, que considera uma das melhores que já viu. “O que ele conseguiu alcançar este ano foi simplesmente notável. Ele se recuperou e conseguiu números impressionantes no Tour de France. A força mental dele é a melhor que já vi.”
“A sede de vitórias de Tadej Pogacar é interminável”
Enfrentar Pogacar, no entanto, não será uma tarefa fácil. “Você não consegue falar o suficiente sobre ele! Sua sede de vitórias é interminável e eu não acho que o próximo ano será diferente,” diz Vande Velde em sua análise.
Ele acredita que Pogacar manterá a mesma intensidade ao longo de todo o Tour de France 2025. “Ele vai atacar com tudo do começo ao fim novamente, e você sabe que isso vai acontecer. Pode rezar por algo diferente, mas continuará rezando, porque isso não vai mudar”, finalizou Christian Vande Velde.
Assista ao vídeo com a entrevista
What improvements could Jonas Vingegaard make in order to challenge Tadej Pogacar at the 2025 Tour de France? #TDF2025 pic.twitter.com/DcHnII2z9o
— NBC Sports Cycling (@NBCSCycling) November 6, 2024