Sven Vanthourenhout, o selecionador da Bélgica, respondeu às críticas do ex campeão mundial Tom Boonen à seleção para o Mundial. Em uma entrevista ao podcast Wielerclub Wattage, Boonen afirmou que nunca colocaria Jasper Philipsen e Wout van Aert juntos, pois acredita que isso inevitavelmente levaria a conflitos. No entanto, Vanthourenhout discorda dessa visão e tranquilizou a situação, afirmando que não haverá conflitos na equipe. Em uma conversa ao canal belga de TV Sporza, ele declarou: “Já posso dizer que não haverá conflitos aqui”.
“A seleção é baseada no que esses caras podem fazer”, disse o selecionador nacional. “Certamente não devemos subestimar suas qualidades. Os nove caras que estão na largada aqui merecem isso. Todos eles farão sua parte. Estou realmente convencido disso. De qualquer forma, é uma questão de discussão todos os anos.”
As tarefas para o domingo, quando está marcada a corrida de rua, estão claramente divididas? “Todo mundo sabe porque ele está aqui e isso vai aparecer no domingo. Claro que isso não é garantia de sucesso. Mas estou 100 por cento com esta equipe.”
Vanthourenhout também discutiu o percurso da prova de estrada no Sporza . A volta final tem pelo menos 48 curvas em ângulo reto, em pouco mais de quatorze quilômetros. “Essa sucessão, volta após volta, vai pesar. Essa aceleração constante determina muito, assim como o clima. O tempo chuvoso vai dificultar ainda mais. A velocidade diminui automaticamente nas curvas. A última hora será uma batalha entre os caras mais fortes de qualquer maneira.”