“Tom Pidcock não gosta de Cummings e Cummings não gosta de Pidcock”, relatório detalha graves conflitos internos na INEOS Grenadiers

A INEOS Grenadiers tem enfrentado grandes desafios nos últimos anos, marcados por questões internas envolvendo o relacionamento entre ciclistas e a equipe técnica, além de uma série de saídas importantes de membros-chave.

Recentemente, um relatório do Escape Collective trouxe novas revelações sobre as tensões dentro da equipe, com destaque para Tom Pidcock e o diretor esportivo (DS) Steve Cummings, que acaba de deixar o time.

girodociclismo.com.br tom pidcock nao gosta de cummings e cummings nao gosta de tom pidcock relatorio detalha image
Steve Cummings (dentro do carro da equipe) deixou a INEOS Grenadiers após atritos com Tom Pidcock

Diretor Dave Brailsford no centro da polêmica

Conforme relatos obtidos junto a membros atuais e ex-integrantes da equipe britânica, as dificuldades no INEOS Grenadiers têm suas raízes em problemas de gestão, especialmente na figura do ex-diretor esportivo e criador da filosofia dos “ganhos marginais” Dave Brailsford.

“O problema foi que Dave perdeu o interesse, tempo e compromisso há três anos, o que afetou as contratações, o orçamento e a tomada de decisões, além de ser o motivo pelo qual alguns ciclistas importantes deixaram a equipe”, afirma o relatório.

A tentativa de reestruturar a equipe levou ao retorno do CEO Rod Ellingworth, figura fundamental na criação e desenvolvimento da INEOS Grenadiers. No entanto, essa tentativa durou pouco, já que Ellingworth também encontrou dificuldades ao lidar com a situação.

girodociclismo.com.br tom pidcock nao gosta de cummings e cummings nao gosta de tom pidcock relatorio detalha image 3
Dave Brailsford deixou a equipe, em nome de uma forte reestruturação organizacional

Segundo o Escape Collective, “[Rod] estava totalmente frustrado e esgotado com o processo de tomada de decisão. As coisas supostamente estavam em suas mãos, mas nunca estavam de verdade… ele não conseguia obter decisões de pessoas como Dave Brailsford”.

Após essa experiência curta e frustrante, Ellingworth também deixou a equipe, tornando-se diretor do Tour of Britain e eventualmente retornando à Bahrain Victorious.

Grandes nomes deixaram a equipe

Além de Ellingworth, a INEOS Grenadiers também perdeu recentemente o diretor esportivo Steve Cummings, que foi oficialmente dispensado nos últimos dias. Outros membros importantes que saíram incluem o especialista em aerodinâmica Dan Bigham e Xabier Artetxe, treinador de Egan Bernal e Carlos Rodríguez.

A falta de liderança de Brailsford resultou, segundo o relatório, no declínio da equipe em competições de alto nível. Entre os ciclistas que deixaram a INEOS estão capitães como Tao Geoghegan Hart, Adam Yates, Richard Carapaz, Dylan van Baarle, Pavel Sivakov, Daniel Martínez e Jhonatan Narváez.

girodociclismo.com.br tom pidcock nao gosta de cummings e cummings nao gosta de tom pidcock relatorio detalha image 8
Jhonatan Narváez deixou a equipe para acertar um novo contrato na rival UAE Team Emirates

Além disso, a equipe permanece restrita no orçamento, limitando suas possibilidades de contratar novos líderes capazes de competir com a nova geração de ciclistas da Classificação Geral.

“Se não seguirmos a linha, somos expulsos? Bem, isso é uma droga” afirmou Tom Pidcock

A situação mais recente envolvendo Tom Pidcock gerou grande repercussão. Após recuperar sua boa forma e conquistar o segundo lugar no Giro dell’Emilia, Pidcock esperava liderar o INEOS no Il Lombardia, um dos principais eventos italianos. No entanto, para sua surpresa, a decisão de sua exclusão foi tomada pela gestão da equipe, sem explicações.

girodociclismo.com.br tom pidcock nao gosta de cummings e cummings nao gosta de tom pidcock relatorio detalha image 6
Pidcock finalizou o Giro dell’Emilia na 2ª posição, somente atrás de Tadej Pogacar

As tensões entre Pidcock e alguns membros da equipe são claras. Em um dos casos relatados, ele se mostrou visivelmente incomodado com o novo CEO, John Allert, que declarou que a equipe deveria agir como uma “tribo” e seguir ordens, sob risco de expulsão.

Pidcock expressou abertamente seu descontentamento: “Então você está dizendo que, se não seguirmos a linha, somos expulsos? Bom, isso é uma droga,” foi uma das reações atribuídas ao ciclista.

girodociclismo.com.br tom pidcock nao gosta de cummings e cummings nao gosta de tom pidcock relatorio detalha image 5
John Allert é novo CEO da INEOS Grenadiers

“Pidcock não gosta de Cummings, e Cummings não gosta de Pidcock”

Além de desentendimentos com a administração, Pidcock também teve problemas com Steve Cummings, o diretor esportivo. Cummings foi afastado da equipe no meio do ano, mas apenas recentemente sua saída foi oficializada.

“Steve tentou trazê-lo (Tom Pidcock) de volta para a linha, mas isso saiu pela culatra, e Steve está pagando o preço. No fim das contas, Pidcock não gosta de Cummings, e Cummings não gosta de Pidcock”, finalizou o Escape Collective.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.