Tom Pidcock vence o AlUla Tour 2025, Matteo Moschetti bate sprint na última etapa, confira os resultados e a chegada

Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling), começa sua jornada na nova equipe com o pé direito. O britânico sagrou-se campeão do AlUla Tour, ao manter sua vantagem na etapa final disputada neste sábado.

Frederick Dversnes e Johannes Kulset, da Uno-X Mobility, completaram o pódio da Classificação Geral, respectivamente em 2º e 3º lugares.

Apesar dos desafios, Matteo Moschetti (Q36.5), conquistou a vitória na etapa decisiva, ao bater Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) no sprint, na pista de corrida de camelos, AlUla Camel Cup Track.

girodociclismo.com.br image image 20

Fortes ventos quebram o pelotão

A etapa final começou com Pidcock defendendo uma vantagem de 29 segundos sobre Rainer Kepplinger, seu principal adversário na classificação geral. Apesar do percurso sem grandes elevações, o britânico já havia alertado sobre o perigo dos ventos laterais.

Logo no início dos 170 km da prova, equipes como Bahrain Victorious e Uno-X movimentaram a corrida ao provocar a quebra do pelotão, acelerando forte. Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) e Aivaras Mikutis (Tudor Pro Cycling) abriram a fuga do dia e chegaram a abrir cerca de 40 segundos.

Entretanto, foram rapidamente absorvidos pelo primeiro grupo, composto por 29 ciclistas. Pidcock permaneceu na dianteira, mas Alan Hatherly, terceiro colocado na geral, acabou ficando para trás.

girodociclismo.com.br image image 30

Dificuldades e fusão do pelotão

Rainer Kepplinger sofreu um revés ao ter um pneu furado, caindo para o segundo escalão. No entanto, a fusão dos grupos a 92 km do final permitiu que o austríaco se recuperasse momentaneamente. Em seguida, uma fuga protagonizada por Ceriel Desal, Nicolo Garibbo, Diego Uriarte e Mathias Breghnøj conseguiu abrir uma vantagem de um minuto sobre o pelotão, mas tudo indicava que a decisão viria no sprint final.

girodociclismo.com.br image image 29
Fugitivos foram alcançados a 26km para a chegada

Final intenso e vitória de Moschetti

Nos últimos 30 km, novos pelotões foram formados, surpreendendo Kepplinger e Hatherly, que perderam contato com o grupo principal. Aproveitando a situação, a Uno-X Mobility trabalhou forte para seus ciclistas Fredrik Dversnes e Johannes Kulset, que buscavam um lugar no pódio.

girodociclismo.com.br image image 24

A Jayco AlUla também ditou o ritmo no sprint final para Dylan Groenewegen, mas o holandês acabou tendo seus planos frustrados pelo italiano.

Juan Sebastián Molano, da UAE Emirates-XRG, parecia encaminhado para a vitória, mas foi surpreendido por Matteo Moschetti, que arrancou nos metros finais e garantiu o triunfo para a Q36.5. Groenewegen ficou com a 2ª colocação, enquanto Molano completou o pódio.

girodociclismo.com.br image image 22

Tom Pidcock, por sua vez, confirmou sua vitória na Classificação Geral do AlUla Tour, consolidando sua excelente performance na competição.

girodociclismo.com.br image image 32

Assista a chegada

Resultados da 5ª etapa do AlUla Tour

girodociclismo.com.br image image 13

Classificação Final do AlUla Tour 2025

girodociclismo.com.br image image 15
girodociclismo.com.br image image 17
girodociclismo.com.br image image 34
girodociclismo.com.br image image 37

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.