Na primeira etapa em Bilbao, os pilotos se depararão com cinco subidas categorizadas. No entanto, as duas primeiras subidas ocorrem no início da etapa e, portanto, têm pouca influência no decorrer da corrida. A terceira subida, o Col de Morga (3,9 km a 4,1 por cento), localizado a 31 quilômetros da linha de chegada, provavelmente também não desempenha um papel significativo na corrida, embora nunca se possa descartar o potencial de surpresa de Mathieu van der Poel.
Após essa fase inicial, a corrida se torna verdadeiramente interessante com a Côte de Vivero (4,2 km a 7,3 por cento), que aparece a 17,5 quilômetros da linha de chegada. Ela serve como prelúdio para a subida que define esta etapa: a Côte de Pike. Embora seja uma subida curta, com apenas dois quilômetros, possui uma média de inclinação de 10 por cento.
Essa descrição dá a sensação de ser uma parede e, de fato, o perfil da subida do Pike foi comparado ao Muur de Huy pelo usuário @wielerorakel no Twitter. O Pike e o implacável carrasco da Fleche Wallone têm perfis quase idênticos. A escalada basca é um pouco mais longa e, nesta corrida específica, menos íngreme, mas as semelhanças são notáveis.