5ª Etapa (05.07) PAU – LARUNS 163KM
No quinto dia da Volta a França, está programada a primeira etapa dos Pireneus. Os ciclistas pedalam de Pau a Laruns em 163 quilômetros.
Esta etapa é em muitos aspectos semelhante à nona etapa do Tour de France 2020, que também foi de Pau a Laruns e viu Tadej Pogačar vencer sua primeira etapa do Tour ao correr à frente de Primož Roglič. A vitória de Pogačar foi o primeiro tiro de advertência que ele disparou contra Jumbo-Visma e Roglič. Mais tarde, após um desenlace sensacional em La Planche des Belles Filles, ainda viraria o resultados final do Tour de France, para descrença de tudo o que era amarelo-negro.
Assim como em 2020, a Côte de Haut de Bauch segue no início da etapa (2,1 quilômetros a 5,8 por cento). Os pilotos então percorrem um terreno relativamente plano até o Col du Soudet (15,1 quilômetros a 7 por cento), que leva o pelotão a uma altitude de mais de 1.500 metros acima do nível do mar pela primeira vez neste Tour. Esta subida também foi incluída no percurso em 2020, mas o Col de la Hourcère a precedeu.
O Col d’Ichère (4,4 quilômetros a 6,2 por cento) e o Col de Marie Blanque (9,2 quilômetros a 7,6 por cento) também aguardam nos últimos quarenta quilômetros. Os últimos cinco quilômetros em particular são extremamente íngremes: a superfície da estrada dificilmente cai abaixo de dez por cento.
Após o topo do Marie Blanque, ainda faltam dezoito quilômetros descendentes para terminar em Laruns. Quem ficou para trás no Marie Blanque, portanto, ainda tem tempo de compensar o atraso.