TOUR DE FRANCE 2023: Prévia da 6ª Etapa; Enfim, o temível Col du Tourmalet

6ª Etapa (06.07) Tarbes – Cauterets-Cambasque 145km

A sexta etapa do Tour tem um total de quatro subidas e 145 quilômetros de extensão. A Côte de Capvern (2,7 quilômetros a 5,9 por cento) é um obstáculo depois de quase trinta quilômetros que não deveria ter nome em comparação com a violência da escalada que virá mais tarde na etapa. 

Quase trinta quilômetros depois desta colina, os ciclistas já chegam a Arreau, onde a etapa realmente começa com o Col d’Aspin (12 quilômetros a 6,6 por cento). Os favoritos provavelmente se manterão atentos aqui, porque após a descida do Aspin, o mítico Col du Tourmalet (17,2 quilômetros a 7,3 por cento) começa imediatamente. 

No topo do Tourmalet, será atribuído o Souvenir Jacques Goddet , um prémio em dinheiro de 5000 euros para o primeiro atleta a chegar ao topo em homenagem ao falecido Goddet. Em 1931 tornou-se editor-chefe do jornal francês l’Auto. Ele sucedeu Henri Desgrange, que fundou o Tour de France com o jornal. Em 1939, Goddet também substituiu o mesmo Desgrange como diretor de corrida do Tour. 

Ocupou o cargo até 1987, desde 1963 junto com Félix Lévitan. Após a Segunda Guerra Mundial, Goddet também foi o criador do agora mundialmente famoso jornal esportivo L’Equipe. No topo do Tourmalet, há um monumento próprio em memória de Goddet – que criou a camisa verde e a classificação por pontos no Tour.

Se nada acontecer no Tourmalet, os ciclistas terão outra chance na subida final de dezesseis quilômetros para Cauterets-Cambasque. Embora menos íngreme e alto do que o antecessor de 2.110 metros de altura, os últimos dezesseis quilômetros ainda apresentam uma inclinação média de 5,3%.

6 etapa tour
5 Comentários
  1. Avatar de Alan
    Alan Diz

    Tourmalet é show! Só os fortes sobrevivem!

    1. Avatar de Valter Dohnert
      Valter Dohnert Diz

      Olá amigo!!! Muita expectativa para amanhã!! Um grande abraço da editoria do Giro do Ciclismo.

  2. Avatar de Athanasio
    Athanasio Diz

    Otimas observações ao decorrer da reportagem, palavras bem colocadas. Belissima reportagem!

    1. Avatar de Valter Dohnert
      Valter Dohnert Diz

      Obrigado amigo!!! O Giro do Ciclismo agradece sua participação. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.