6ª Etapa (06.07) Tarbes – Cauterets-Cambasque 145km
A sexta etapa do Tour tem um total de quatro subidas e 145 quilômetros de extensão. A Côte de Capvern (2,7 quilômetros a 5,9 por cento) é um obstáculo depois de quase trinta quilômetros que não deveria ter nome em comparação com a violência da escalada que virá mais tarde na etapa.
Quase trinta quilômetros depois desta colina, os ciclistas já chegam a Arreau, onde a etapa realmente começa com o Col d’Aspin (12 quilômetros a 6,6 por cento). Os favoritos provavelmente se manterão atentos aqui, porque após a descida do Aspin, o mítico Col du Tourmalet (17,2 quilômetros a 7,3 por cento) começa imediatamente.
No topo do Tourmalet, será atribuído o Souvenir Jacques Goddet , um prémio em dinheiro de 5000 euros para o primeiro atleta a chegar ao topo em homenagem ao falecido Goddet. Em 1931 tornou-se editor-chefe do jornal francês l’Auto. Ele sucedeu Henri Desgrange, que fundou o Tour de France com o jornal. Em 1939, Goddet também substituiu o mesmo Desgrange como diretor de corrida do Tour.
Ocupou o cargo até 1987, desde 1963 junto com Félix Lévitan. Após a Segunda Guerra Mundial, Goddet também foi o criador do agora mundialmente famoso jornal esportivo L’Equipe. No topo do Tourmalet, há um monumento próprio em memória de Goddet – que criou a camisa verde e a classificação por pontos no Tour.
Se nada acontecer no Tourmalet, os ciclistas terão outra chance na subida final de dezesseis quilômetros para Cauterets-Cambasque. Embora menos íngreme e alto do que o antecessor de 2.110 metros de altura, os últimos dezesseis quilômetros ainda apresentam uma inclinação média de 5,3%.
Tourmalet é show! Só os fortes sobrevivem!
Olá amigo!!! Muita expectativa para amanhã!! Um grande abraço da editoria do Giro do Ciclismo.
Otimas observações ao decorrer da reportagem, palavras bem colocadas. Belissima reportagem!
Obrigado amigo!!! O Giro do Ciclismo agradece sua participação. Um grande abraço.
[…] Fonte :r7.com […]