A 6ª etapa, com 145km entre Tarbes e Cauterets-Cambrasque, iniciou de forma alucinante com um grupo de 30 ciclistas, em fuga que chegou a abrir mais de 5 min do pelotão.
Nesta fuga estavam Wout van Aert ( Jumbo-Visma ), Mathieu van der Poel ( Alpecin-Deceuninck ), Michal Kwiatkowski ( INEOS Grenadiers ), James Shaw ( EF Education-EasyPost ), Neilson Powless ( EF Education-EasyPost ), Julian Alaphilippe ( Soudal Quick-Step), Oliver Naesen ( AG2R Citroen ), Ruben Guerreiro (Movistar), Gorka Izagirre ( Movistar), Christopher Juul-Jensen (Jayco AlUla ), Tobias Johannessen (Uno-X),Jonas Gregaard (Uno-X ), Matis Louvel ( Arkéa-Samsic), Krists Neilands ( Israel-Premier Tech ),entre outros, que lutavam pela gloria na etapa, os pontos das montanhas ou ajudar os capitães nas últimas ascensões.
No pelotão, a Jumbo Visma procurava controlar as ações, e evitar um possível ataque prematuro da UAE Team Emirates e seu líder Pogacar. Assim, os principais candidatos a liderança geral, não estavam com a liderança em risco pelos atletas que estavam na fuga. Julian Alaphilipe que estava na fuga, era quem estava mais próximo do líder à 07min 10seg de Hindley.
No final da ascensão ao Col do Tourmalet, a Jumbo Visma aumentou o ritmo e explodiu o pelotão!!!
Neste ataque, o camisa amarela Jai Hindley( BORA Hansgrohe), não conseguiu acompanhar e ficou para trás, possivelmente nesse momento, dando adeus à camisa amarela. Em um novo ataque, com 48km para a meta de chegada, de Jonas Vingegaard(Jumbo Visma), somente Tadej Pogacar(UAE Team Emirates), consegue acompanhá-lo. Na descida do Tourmalet, Wout Van Aert que estava na fuga inicial, esperou seu parceiro de equipe, Vinegaard. Assim, o plano da Jumbo Visma, de colocar Vingegaard com um apoio na última montanha, o Cauterets-Cambrasque (16,2km à 5,3%), estava sendo seguido à risca.
Os remanescentes da fuga inicial acabaram sendo alcançados por Vingegaard, Pogacar e Van Aert na base da última montanha. Assim, um grupo com 8 ciclistas disputariam a chegada.
Com um ataque de Jonas Vingegaard, os dois principais ciclistas do Tour de France iriam disputar a chegada em um duelo de Titãs!!!
E um contra ataque de Tadej Pogacar deixou Jonas Vingegaard para trás!!
E com esse ataque, Tadej Pogacar vence a 6ª Etapa do Tour de France 2023!!! Jonas Vingegaard termina da 2ª colocação e conquista a camisa amarela de líder na classificação geral. Na 3ª posição finalizou Tobias Halland Johannessen (UNO-X).
Resultados da 6ª etapa do Tour de France 2023:
Em breve a classificação geral do Tour de France 2023.
Acompanhe diariamente tudo sobre o Tour de France no Giro do Ciclismo.
Diariamente às 14hs(Brasil), 18hs(Portugal) a apresentação da etapa seguinte.