O Tour de France 2024 começa neste sábado, 29 de junho, em Florença, Itália, com uma desafiadora etapa de 206 quilômetros da capital da Toscana até o balneário de Rimini. Esta é a terceira vez consecutiva que o Grand Départ não acontece em território francês.
Largada onde Rui Costa foi Campeão Mundial
Pela primeira vez na história do Tour, a largada será dada na Itália. Em 2013, Florença sediou o Campeonato Mundial de Ciclismo, onde o português Rui Costa conquistou a prova masculina.
O pelotão enfrentará sua primeira batalha pela cobiçada camisa amarela nos Apeninos, em uma etapa que conta com sete subidas entre Florença e Rimini. A largada ocorrerá no centro histórico de Florença, com uma homenagem ao bicampeão do Tour, Gino Bartali.
Após 30 km planos, os ciclistas enfrentarão a primeira subida do dia: o Col de Valico Tre Faggi, com 12,5 km a 5,1% de inclinação. Após 50 km, o pelotão alcançará o topo. Uma descida de 25 km os leva à Côte des Forche, com 2,5 km a 6,2%, seguido pelo Côte de Spinello, com 7,1 km a 6%.
A partir daí, uma longa descida até quatro subidas. A Côte de Barbotto, com 5,8 km a 7,6%, a Côte de San Leo, com 4,6 km a 7,7%, e a Côte de Montemaggio, com 4,2 km a 6,6%, em direção a San Marino, com a última subida do dia, a Côte de Saint-Marin, com 7,1 km a 4,8%.
O topo desta subida está a 25 km da linha de chegada. Os primeiros 10 quilômetros após o cume são em declive, enquanto os últimos 15 quilômetros são planos.
Favoritos à Maillot Jaune no primeiro dia
Tadej Pogacar surge como o principal favorito para a abertura do Tour de France, com a expectativa de transformar a corrida em um desafio intenso e conquistar tempo valioso em relação ao seu rival Jonas Vingegaard. O bicampeão do Tour de France conta com uma forte equipe para isso.
Entre os membros de sua equipe estão Adam Yates, terceiro colocado no Tour do ano passado e vencedor do Tour de Suisse, João Almeida, que ficou em 2º lugar no Tour de Suisse, e Juan Ayuso. Esses ciclistas não só são capazes de apoiar Pogacar, mas também possuem potencial para conquistar uma vitória de etapa, logo no início da competição.
Jonas Vingegaard não pode ser subestimado
Jonas Vingegaard, por sua vez, pode não estar focado imediatamente em vencer uma etapa ou em garantir a primeira camisa amarela, mas sua presença e capacidade não podem ser subestimadas. O dinamarquês continua sendo um adversário formidável e a disputa promete ser acirrada.
Outros favoritos
Diversos ciclistas tentarão vencer uma etapa no Tour de France 2024, e a primeira etapa ainda reserva um bônus, a Maillot Jaune. Assim, ciclistas especialistas em clássicas também são fortes candidatos à vitoria. Wout Van Aert, Mathieu Van der Poel, Tom Pidcock, Alberto Bettiol, Alex Aranburu, Magnus Cort, Ben Healy e o português Rui Costa, recém coroado novo Campeão Português, também podem vestir a 1ª camisa amarela do Tour de France 2024.