Tour de France: Remco Evenepoel vence a 5ª etapa, Tadej Pogacar é Maillot Jaune; confira os resultados e a chegada
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Stepconfirmou o favoritismo e venceu o contrarrelógio da 5ª etapa do Tour de France. Tadej Pogacar (UAE Emirates) terminou na 2ª colocação, 16 segundos após Evenepoel, com o campeão europeu Edoardo Affini (Visma-Lease a Bike) completando o pódio na 3ª posição.

Com o resultado, Tadej Pogacar assume a liderança da classificação geral da prova. Jonas Vingegaard, o maior rival de Pogacar, apresentou uma performance frustrante, terminando a etapa na 13ª posição.
O contrarrelógio da 5ª etapa
No quinto dia do Tour de France 2025, o pelotão enfrentou um contrarrelógio individual de 33km em Caen. Com um percurso quase totalmente plano, uma vitória de um especialista da modalidade era esperado e todos os olhos estavam em Remco Evenepoel, o bicampeão mundial de contrarrelógio.

Edoardo Affini registra o tempo a ser batido
Após uma sequência de quebras de tempo, o campeão europeu Edoardo Affini (Visma-Lease a Bike), o 45º ciclista a realizar sua prova estabeleceu o tempo a ser batido. O italiano registro 37min 15seg, superando o campeão mundial sub-23 Iván Romeo (Movistar) por 29 segundos.

Bruno Armirail a 2 segundos de Affini
O campeão francês Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), o 76º ciclista a registrar seu tempo, ficou a somente 2 segundos de Affini, marcando 37min 17seg, até então, o 2º melhor tempo do grupo intermediário.

Remco Evenepoel pulveriza tempo de Edoardo Affini
O campeão mundial iniciou forte, registrando o 2º melhor tempo na 1ª parcial, 9min 43seg, apenas 2 segundos a mais que Luke Plapp, que registrava a marca. Evenepoel acelerou forte e na 3ª meta de cronometragem já passava na liderança, 11 segundos à frente de Edoardo Affini.
Ao final Evenepoel registrou 36 min 42 seg, 33 segundos a menos que o italiano, vencendo a competição de forma indiscutível.

João Almeida registra bom tempo e supera Jonas Vingegaard
O português João Almeida (UAE Emirates-XRG) largou logo após o campeão mundial de contrarrelógio e registrou um bom tempo, finalizando a prova em 37 min 56 seg, na 8ª posição, 1min 13 seg após Evenepoel, registrando 52,2km/h de média, superando o líder da Visma-Lease a Bike, Jonas Vingegaard.

Jonas Vingegaard com tempo frustrante
Jonas Vingegaard iniciou o contrarrelógio aparentemente de forma conservadora, registrando somente o 8º tempo, 20 segundos a mais que Evenepoel e 18 segundos mais que seu rival Tadej Pogacar.
Entretanto, o dinamarquês não conseguiu recuperar o tempo perdido e finalizou a etapa em um frustrante 13º lugar, 1min 21seg após Evenepoel e 1min 05seg para o rival Tadej Pogacar.

Tadej Pogacar assume a Maillot Jaune
Tadej Pogacar confirmou as expectativas de ser o 2º favorito. O esloveno largou forte e foi registrando durante os pontos intermediários marcas que superavam sempre seu maior rival, Jonas Vingegaard.
Após os 33 km de prova Pogacar marcou 36min 58seg, superado somente por Evenepoel, por apenas 16 segundos, o que lhe garantiu a camisa amarela de líder da classificação geral.

Mathieu van der Poel dá adeus à camisa amarela
Mathieu van der Poel, como era esperado, realizou uma boa prova, apesar de não ser um especialista. O holandês finalizou na 18ª posição, 1min 44 seg após Evenepoel. Com o resultado Van der Poel dá adeus à camisa amarela

Assista a chegada de Remco Evenepoel
Resultados da 5ª etapa do Tour de France








Classificação Geral do Tour de France

O Giro do Ciclismo publicará em breve as classificações completas do Tour de France, após a 5ª etapa.