Jasper Philipsen (Alpecin Deceunick) venceu a espetacular 13ª etapa do Tour de France. O belga derrotou Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) e Pascal Ackermann (Israel-Premier Tech) em Pau depois de uma emocionante etapa. Tadej Pogacar continua líder na Classificação Geral.
A etapa
A etapa que antecede a chegada aos Pirineus, apresentou 165km com largada em Agen e chegada em Pau, com expectativa de uma chegada em sprint, apesar dos fortes ventos que eram esperados.
A fuga
A grande fuga inicial do dia tinha 21 ciclistas. Jonas Abrahamsen e Magnus Cort (Uno-X Mobility), Arnaud De Lie e Brent Van Moer (Lotto-Dstny), Marijn van den Berg e Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Mathieu van der Poel e Axel Laurance (Alpecin-Decuninck), Adam Yates (UAE), Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike), Matej Mohoric (Bahrain-Victorious), Oier Lazkano (Movistar), Michael Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) e Tom Skujins (Lidl-Trek) impuseram um ritmo inicial alucinante, que causou estragos ao pelotão.
Juan Ayuso abandona o Tour de France
O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) foi a primeira vítima da aceleração brutal da fuga e do pelotão que procurava controlá-la. O espanhol que testou positivo para o coronavírus, não conseguiu acompanhar o pelotão e abandonou o Tour de France 2024.
Ritmo alucinante, 115 km com 49km/h de média
Em um ritmo alucinante, onde os primeiros 115 km foram percorridos com uma média de 49km/h e após uma série de ataques e contra ataques, a fuga acabou sendo neutralizada.
Quilômetros finais
Duas montanhas de 4ª categoria aguardavam os ciclistas nos últimos 40 quilômetros, isso motivou Richard Carapaz e Tobias Halland Johannessen a atacar, o que foi uma má notícia para os velocistas. Dylan Groenewegen e Alexander Kristoff foram os principais prejudicados e ficaram para trás.
Nos últimos cinco quilômetros, o pelotão conseguiu se organizar um pouco mais. Parecia que a movimentada 13ª etapa seria decidida em um sprint de um pelotão reduzido. A Intermarché-Wanty ainda conseguiu montar um forte trem, mas Girmay não conseguiu iniciar o sprint em uma boa posição, devido a um acidente no quilômetro final. Maxim Van Gils colidiu com Amaury Capiot, resultando em um grande acidente.
Christophe Laporte assumiu a liderança muito cedo, forçando Van Aert a iniciar o sprint prematuramente. Philipsen apareceu rapidamente, mas Van Aert ainda conseguiu resistir. No entanto, Van Aert não foi forte o suficiente, e Philipsen venceu por meia bicicleta pela 8ª vez uma etapa do Tour de France. Pascal Ackermann ficou em terceiro lugar.
Assista a chegada
Resultados da 13ª etapa do Tour de France 2024
Classificação Geral do Tour de France 2024
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.