Tour de France: Resultados da 14ª etapa, Tadej Pogacar vence em ataque fulminante, assista a chegada
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a primeira etapa nos Pireneus, do Tour de France 2024. O esloveno, que sofreu um golpe mental há três dias, atacou com 4km para a chegada e afastou-se do seu principal concorrente Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) em Pla d’Adet. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) fechou o pódio da etapa, na 3ª colocação.
A etapa
Um verdadeiro Dia D, para a Classificação Geral, nos Pirineus. A etapa, com 151 quilômetros e largada em Pau, passava pelo Tourmalet, acima de 2.000 metros e terminaria no difícil Lary-Soulan Pla d’Adet, com 2 montanhas HC no percurso.
A fuga
Uma grande fuga, com 18 ciclistas abriu a etapa. Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), Kévin Vauquelin e Raúl García Pierna (Arkéa – B&B Hotels), Oier Lazkano (Team Movistar), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Fabien Grellier (TotalEnergies), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan), Louis Meintjes (Intermarché-Wanty), Simon Geschke (Cofidis), Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Ben Healy, Rui Costa e Sean Quinn (EF Education – EasyPost), David Gaudu (Groupama FDJ), Marco Haller (Red Bull BORA – hansgrohe), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale Team), Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) e Christopher Juul-Jensen (Team Jayco AlUla) chegaram a abrir mais de 4 minutos de vantagem ao pelotão.
No entanto, com a chegada do primeiro desafio do dia, o Tourmalet, o grupo líder foi perdendo integrantes. Ao final do Tourmalet, após um ataque de Oier Lazkano o grupo inicial, iniciou a descida com somente 9 integrantes.
Luta nas montanhas
Enquanto isso, no pelotão, a UAE Team Emirates liderava, com Nils Pollit no comando.
Quilômetros finais
Após a UAE Team Emirates liderar o pelotão em um forte ritmo, a diferença foi caindo gradativamente em relação à fuga. Assim, um pequeno grupo iniciou a ascensão final, a Lary-Soulan Pla d’Adet, na liderança.
A 7,5 quilômetros do topo, o grupo dos favoritos sofreu um ataque. Adam Yates, companheiro do camisa amarela Tadej Pogacar, foi o primeiro a atacar. Matteo Jorgenson, da Visma-Lease a Bike, reagiu imediatamente, indo à frente do pelotão.
Pogacar ataca o pelotão
Mesmo assim, Yates conseguiu abrir uma vantagem de meio minuto sobre o grupo Pogacar-Vingegaard-Evenepoel. Ele estava prestes a alcançar o último remanescente da fuga inicial, Ben Healy (EF Education EasyPost) quando Pogacar atacou a cinco quilômetros do topo.
Yates espera Pogacar
O camisa amarela rapidamente abriu vantagem sobre Vingegaard, e Yates aguardou por ele. Yates tomou a dianteira para Pogacar, e a dupla dos Emirados Árabes Unidos ultrapassou Healy, assim como Vingegaard e Evenepoel fizeram logo depois.
A diferença entre as duas duplas se manteve pequena, mas Pogacar avançou novamente a quatro quilômetros do topo. O esloveno começou a aumentar cuidadosamente a vantagem sobre Vingegaard.
A três quilômetros do topo, ele já tinha dez segundos de vantagem sobre o dinamarquês, e no quilômetro final, a diferença aumentou para mais de vinte segundos.
No último quilômetro, Pogacar não parou. Na verdade, ele acelerou ainda mais. No final, Vingegaard perdeu 39 segundos. Remco Evenepoel, o terceiro colocado na etapa, chegou com um minuto e dez segundos de atraso.
Assista a chegada
Resultados da 14ª etapa do Tour de France 2024
Classificação Geral do Tour de France 2024
O Giro do Ciclismo estará permanentemente atualizando os resultados, conforme os atletas estiverem finalizando a etapa.
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.