Tour de France: Resultados da 15ª etapa, Tadej Pogacar dá mais um show nos Pireneus, assista a chegada
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a 15ª do Tour de France. O Maillot Jaune desferiu um forte ataque em Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) no final Plateau de Beille. Vingegaard finalizou a etapa na 2ª posição e Remco Evenepoel completou o pódio na terceira posição.
A etapa
A segunda semana do Tour termina com uma etapa de 197,7km entre Loudenvielle e o Plateau de Beille, com 4.850 metros de ganho vertical. Com a escalada ao Peyresourde e um final que inclui as subidas do Portet d’Apet e do Col d’Agnes, seguidas da subida final até ao Plateau de Beille, um verdadeiro teste de resistência.
A fuga
A fuga do dia foi aberta com 16 ciclistas, incluindo diversos competidores que iniciaram o Tour de France com ambições de vitória na Classificação Geral. Jai Hindley, Bob Jungels e Matteo Sobrero (Red Bull – BORA hansgrohe), Alex Aranburu, Javier Romo e Enric Mas (Movistar), Louis Meintjes (Intermarché-Wanty), Oscar Onley (dsm-firmenich – PostNL), Lenny Martinez (Groupama FDJ), Richard Carapaz e Ben Healy (EF Education – EasyPost), Jakob Fuglsang (Israel Premier Tech), Guillaume Martin (Cofidis), Tobias Johannessen (Uno-X Mobility), Simon Yates (Jayco AlUla) e Laurens De Plus (INEOS Grenadiers) conseguiram abrir uma vantagem em relação ao pelotão, de mais de 3min 30seg.
No pelotão, quem comandava as ações era a Visma-Lease a Bike, que acelerava forte, claramente mudando a estratégia do dia anterior, onde permitiu à equipe rival, UAE Team Emirates, controlar o pelotão.
Luta nas montanhas
Durante a ascensão do Col d’Agnes, a penúltima subida do dia, a fuga já estava restrita a somente 4 ciclistas. Enric Mas, Richard Carapaz, Jai Hindley e Laurens De Plus permaneciam em busca da vitória, com o restante do grupo ficando para trás e o pelotão a 3min 30seg.
Na subida final, Tobias Johannessen voltou a se unir ao grupo da fuga. Assim, 5 ciclistas iniciaram a ascensão ao Plateau de Beille com 2min 30seg de vantagem para um pelotão já reduzido a somente 19 ciclistas.
Últimos quilômetros
Logo após o início da subida ao Plateau de Beille, a diferença à fuga caiu rapidamente com o pelotão sendo reduzido na mesma velocidade. Com aproximadamente 10km para a chegada, um ataque de Jonas Vingegaard, explodiu o pelotão. Somente Tadej Pogacar conseguiu acompanhar o dinamarquês.
Vingegaard seguiu em um ritmo fortíssimo, ultrapassando o último remanescente da fuga inicial, Richard Carapaz. No entanto, o Maillot Jaune, Tadej Pogacar, não demonstrava sinais de fadiga e um contra ataque parecia inevitável.
O golpe final de Tadej Pogacar
Com 5 quilômetros para a chegada, Tadej Pogacar aplica o golpe final em Jonas Vingegaard. Com um ataque fulminante, o esloveno ultrapassa Vingegaard e segue rumo à mais uma vitória espetacular.
Após o ataque, Pogacar permaneceu acelerando, com Jonas Vingegaard não conseguindo reagir. O esloveno cruzou a linha de chegada, com 1min 08seg de vantagem sobre o capitão da Visma-Lease a Bike.
João Almeida finaliza na 5ª posição
O português João Almeida (UAE Team Emirates) finalizou a etapa na 5ª posição, 4min 43seg após Tadej Pogacar. Com o resultado o ciclista de Caldas da Rainha permanece na 4ª posição da Classificação Geral. No entanto, João recebe agora a ameaça de Mikel Landa, que finalizou na 4ª posição e está somente a 27 segundos do português, no GC.
Assista a chegada
Resultados da 15ª etapa do Tour de France 2024
Classificação Geral do Tour de France 2024
O Giro do Ciclismo estará permanentemente atualizando os resultados, conforme os atletas estiverem finalizando a etapa.
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.