Tour de France: Resultados da 18ª etapa, fuga triunfa e Victor Campenaerts vence, assista a chegada
Victor Campenaerts (Lotto Dstny) venceu a 18ª etapa do Tour de France em um novo triunfo da fuga. Mattéo Vercher (TotalEnergies) ficou 2ª posição e Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) fechou o pódio da etapa na 3ª colocação. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) finalizou a etapa junto ao pelotão, que incluía os candidatos ao GC e permanece na liderança da Classificação Geral.
A etapa
Se na 17ª etapa a fuga teve sucesso, na 18ª etapa, era esperado que isso se repetisse. A etapa apresentava em quase 180km, com largada em Gap e chegada em Barcelonnette, 5 montanhas categorizadas no percurso.
A fuga do dia
E como era esperado na etapa anterior à chegada aos alpes, uma grande fuga se formou com o consentimento dos líderes do GC. Nada menos que 37 ciclistas abriram a fuga do dia.
Entre eles, grandes nomes do ciclismo, como Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike), Michael Matthews (Jayco ALUla), Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski (INEOS), Wout Poels (Bahrain Victorious), Jai Hindley (Red Bull-BORA), Richard Carapaz e Ben Healy (EF Education-EasyPost), Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Alex Aranburu e Oier Lazkano (Movistar), entre outros, estavam em busca da vitória na provável última oportunidade, antes das grandes montanhas.
Enquanto isso, no pelotão, as equipes com interesse no GC, comandavam as ações e permitiam que a fuga tivesse uma vantagem superior a 15 minutos, indicando mais um sucesso de etapa para o grupo dos fugitivos.
Ataque decisivo na fuga
No final da última ascensão o Côte des Demoiselles Coiffées (3,6 km a 5,4%) aconteceu uma aceleração que viria a decidir a etapa. Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) Victor Campenaerts (Lotto Dstny) Mattéo Vercher (TotalEnergies) aceleraram e abriram uma diferença para um segundo grupo que também se afastou do grande grupo da fuga.
No pequeno grupo de perseguidores estavam Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike), Jai Hindley (Red Bull BORA-hansgrohe), Oier Lazkano (Movistar), Toms Skujins (Lidl-Trek) e Krists Neilands (Israel-Premier Tech), que não conseguiam baixar a diferença de cerca de 40 segundos ao trio líder.
Útimos quilômetros
Os últimos quilômetros se desenvolveu entre os três ciclistas da fuga, Kwiatkowski, Campenaerts e Vercher. Nos momentos finais, Vercher tento um ataque decisivo no último km, buscando a vitória.
Kwiatkowski rapidamente reduziu a diferença com o polonês da (INEOS) tendo que lidar com a pressão crescente de Campenaerts, que surgiu por trás com uma velocidade impressionante.
O belga, com um ritmo muito superior aos seus adversários, cruzou a linha de chegada com ampla margem, garantindo a vitória. Vercher terminou em segundo lugar, seguido por Kwiatkowski em terceiro.
Assista a chegada
Resultados da 18ª etapa do Tour de France
Classificação Geral do Tour de France 2024
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.