Tour de France: Resultados da 19ª etapa, Tadej Pogacar cumpre o que promete: ataca e vence; assista a chegada
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) avisou que poderia atacar e cumpriu. O camisa amarela venceu a 19ª etapa com um ataque fulminante no meio da ascensão final a Isola 2000. Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike) finalizou na 2ª posição e Simon Yates (Jayco AlUla) completou o pódio na 3ª posição.
A monstruosa 19ª etapa
O Tour de France chega ao seu momento decisivo, com o desafio nos alpes franceses. A 19ª etapa apresentava 4.400 metros de desnível acumulados em 3 montanhas, duas HC e a final de 1ª categoria, o Isola 2000.
A fuga do dia
A fuga do dia apresentava uma grande surpresa: três ciclistas da Visma-Lease a Bike embarcaram na numerosa fuga inicial, o que deixava o capitão Jonas Vingegaard em desvantagem numérica no pelotão, sobre seu rival Tadej Pogacar que permanecia com a equipe completa ao seu redor.
Fuga com nomes de peso
Na fuga estavam Wilco Kelderman, Matteo Jorgenson e Christophe Laporte(Visma-Lease a Bike),Nicolas Prodhomme ( Decathlon AG2R La Mondiale), Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step), Jai Hindley (Red Bull-BORA-hansgrohe), Cristián Rodríguez (Arkéa-B&B Hotels), Oscar Onley (DSM-firmenich PostNL), Simon Yates (Jayco-AlUla) e Richard Carapaz faziam parte dos 21 ciclistas que abriram a fuga inicial.
Enquanto isso, o pelotão, que já estava muito reduzido, era comandado pela UAE Team Emirates. Ao final da penúltima e mais alta montanha do dia, o Cime de La Bonette (57km para a chegada), a diferença dos 6 remanescentes da fuga ao pelotão, era de 3min 30seg.
Na fuga permaneciam Wilco Kelderman e Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike), Jai Hindley (Red Bull-BORA-hansgrohe), Cristián Rodríguez (Arkéa-B&B Hotels), Simon Yates (Jayco-AlUla) e Richard Carapaz (EF Education-EasyPost).
A estratégia da Visma-Lease a Bike parece clara, fazer com que Wilco Kelderman e Matteo Jorgenson possam ajudar seu capitão, Jonas Vingegaard na ascensão final, o Isola 2000.
Últimos quilômetros
E a fuga chega à base do Isola 2000, com 4 minutos de vantagem sobre o pelotão, enquanto a UAE Team Emirates comanda o pelotão com Adam Yates na frente.
Matteo Jorgenson ataca a fuga
Com 10 km para a chegada Matteo Jorgenson ataca o grupo da frente e abre uma vantagem significativa.
Pogacar ataca!
Com 8,6 km para o fim, Tadej Pogacar realiza mais um ataque fulminante. O esloveno deixou para trás seus adversários, Remco Evenepoel e Jonas Vingegaard, e iniciou mais um voo solo em direção à mais uma vitória.
O esloveno foi ultrapassando todos os ciclistas que estavam na fuga inicial, em mais uma grande demonstração de superioridade e cruzou a linha de chegada mais uma vez, sem precisar disputar o sprint, na sua 4ª vitória no Tour de France.
Remco Evenepoel e Jonas Vingegaard finalizaram a etapa na 5ª e 6ª posição, 1min e 42seg após Pogacar, que assim amplia sua vantagem na Classificação Geral. O português João Almeida (UAE Team Emirates) cruzou a linha de chegada na 7ª posição, acompanhado de Mikel Landa (Soudal Quick-Step), seu adversário no top 5 do GC, 2 minutos após Pogacar.
Assista a chegada
Resultados da 19ª etapa do Tour de France
Classificação Geral do Tour de France 2024
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.