Tour de France 2025: Tim Merlier vence 3ª etapa com final caótico, Mathieu van der Poel permanece líder; confira os resultados e a chegada
Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a 3ª etapa do Tour de France, em um final acidentado em Dunquerque. O belga bateu Jonathan Milan (Lidl-Trek) “no pulo”. Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) completou o pódio na 3ª posição.

A prova foi marcada pela queda violenta de Jasper Philipsen durante o sprint intermediário, que obrigou o líder da Classificação por Pontoscamisa verde a abandonar a prova.
Os principais candidatos ao GC e o Maillot Jaune (Mathieu van der Poel), finalizaram junto com o pelotão, mantendo suas posições no GC.
A 3ª etapa do Tour de France
Após dois dias intenso, o Tour de France continuou nesta segunda-feira com uma 3ª etapa plana. O percurso de 178,3 km entre Valenciennes e Dunquerque e “apenas” 800 metros de altimetria é, finalmente, uma oportunidade clara para os sprinters, a primeira real chance após os incidentes da abertura da corrida.

Pelotão não deixa a fuga prosperar
Após duas etapas explosivas, o pelotão parecia querer uma etapa de “descanso”. Apesar de uma jornada plana, a primeira hora de prova foi percorrida com uma velocidade média de apenas 36,2km/h.
No comando do pelotão, a Alpecin-Deceuninck controlava as ações protegendo o Maillot Jaune, Mathieu van der Poel, em uma indicação de chegada em sprint.

Camisa verde sofre grave queda e abandona a competição
Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), líder da Classificação por Pontos, sofreu uma forte queda a 60km da chegada, durante a disputa do sprint intermediário.
O belga chocou-se com Brian Coquard (Cofidis), que por sua vez havia se chocado com Laurens Rex (Intermarché-Wanty) e acabou caindo forte sobre o ombro direito, sendo obrigado a abandonar a competição.
Tim Wellens ataca e conquista camisa de bolinhas
Com 37km para a chegada, Tim Wellens (UAE Emirates-XRG) atacou o pelotão e não foi acompanhado por nenhum adversário. O belga rapidamente abriu uma vantagem de 1min 40seg, cruzando o Mont Cassel, a 30km da chegada em um voo solo.
Com o ponto conquistado na montanha, Tim Wellens assume a liderança da Classificação de Montanha, que pertencia ao seu colega Tadej Pogacar.

Últimos 10 quilômetros: acidentes e confusão
Os dez quilômetros finais foram um verdadeiro turbilhão. As equipes de sprint e de classificação geral disputavam posições em um vaivém desordenado, o que resultou em grande confusão e uma queda a pouco mais de 3 km da chegada.
Entre os envolvidos estavam os belgas Remco Evenepoel e Jordi Meeus, que apesar do susto conseguiram retomar a prova. Como a queda aconteceu dentro dos últimos 5 km, nenhum tempo foi perdido.
Vitória de Tim Merlier no sprint caótico
Mesmo após o primeiro acidente, o grupo remanescente permaneceu com alta tensão, em direção ao sprint final. O último quilômetro foi novamente cenário de uma queda, dessa vez envolvendo Arnaud De Lie.

Tim Merlier bate Jonathan Milan no pulo
Tim Merlier e Jonathan Milan, no entanto, passaram ilesos e duelaram pela vitória. Milan chegou a parecer o favorito nos metros finais, mas Merlier se impôs com um sprint fulminante e “no pulo” superou o italiano da Lidl-Trek.

Assista a chegada
Resultados da 3ª etapa do Tour de France







Classificação Geral do Tour de France 2025

O Giro do Ciclismo publicará em breve as classificações completas do Tour de France, após a 2ª etapa.