Tour de Guangxi: Ethan Vernon vence 4ª etapa, mas perde liderança após penalização; confira os resultados e a chegada
Na quarta etapa do Gree-Tour de Guanxi, Ethan Vernon (Israel-Premier Tech), venceu a quarta etapa do Gree-Tour de Guanxi no sprint final. Max Kanter (Astana) terminou na 2ª posição, com Alberto Bruttomesso (Bahrain Victorious) fechando o pódio na 3ª posição.
Apesar da vitória, Vernon perdeu a camisa de líder devido a uma derrota imposta por uma “garrafa pegajosa”, que transferiu a liderança geral para o alemão Max Kanter.
O desafio da etapa de montanha
Com um percurso que acumularia 2.842 metros de elevação, a 4ª etapa começou em Bama e rapidamente apresentou aos ciclistas uma subida de 2ª categoria, seguida por duas subidas de 3ª categoria na primeira metade do percurso.
Após 90km, o ponto mais alto foi alcançado, e a partir daí, o percurso avançou em declive até os últimos 30km, onde uma última subida categorizada aconteceria antes da chegada em Jinchengjiang.
A fuga do dia
Assim que o sinal de partida foi dado, várias tentativas de fuga ocorreram. Quatro ciclistas conseguiram destacar-se: Taco van der Hoorn (Intermarché-Wanty), Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Stan Dewulf (Decathlon AG2R La Mondiale) e Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost). O quarteto logo conseguiu abrir uma vantagem que chegou a se estender para 3min 30seg durante a primeira metade da corrida.
Durante grande parte do percurso, o pelotão, foi liderado pela Israel-Premier Tech, que tentava a limitação dos danos para Ethan Vernon. No entanto, a equipa recebeu pouca ajuda inicialmente, até que equipes como Lotto Dstny, UAE Emirates e DSM-firmenich conseguiram iniciaram a perseguição ao grupo de escapados.
Uma emocionante fase final
Nos últimos 30km, a última subida do dia começou a desfazer o grupo de fugitivos. Stefan Bissegger foi o primeiro a ceder, seguido por Taco van der Hoorn, deixando apenas Reinderink e Dewulf na liderança.
Contudo, o esforço dos dois não foi suficiente para escapar do pelotão, que os alcançou a apenas 2km da chegada, com a chegada sendo disputada em um sprint tradicional, com Ethan Vernon não dando oportunidades aos adversários.
No entanto, a sua comemoração foi ofuscada pela penalização de 20 segundos, aplicada devido a uma “garrafa pegajosa”, o que resultou na perda da liderança para Max Kanter, que agora veste a camisa de líder do Gree-Tour de Guanxi.