Tour de Luxembourg: Mathieu van der Poel vence 1ª etapa, português Ruben Guerreiro top 10; confira os resultados e a chegada
Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) conquistou sua primeira vitória desde a Paris-Roubaix, ao vencer no sprint, a etapa de abertura do Tour de Luxembourg.
O ciclista demonstrou sua força em uma chegada em subida e venceu de forma incontestável. Christophe Laporte (Visma-Lease a Bike) terminou na 2ª colocação, com Andreas Kron (Lotto Dstny), fechando o pódio na 3ª posição. Com o resultado, Van der Poel assume a liderança da competição luxemburguesa.
Destaque para Ruben Guerreiro (Movistar), o melhor português na etapa, ao finalizar na 8ª posição junto ao pelotão principal.
A etapa
A primeira etapa da competição com 158 km, com largada e chegada em Luxemburgo, já apresentou um forte teste para os ciclistas, em um percurso repleto de subidas. No entanto a verdadeira ação estava reservada para o final da etapa.
A poucos quilômetros da linha de chegada, os ciclistas enfrentaram uma subida de 1,8 km com quase 9% de inclinação média e a chegada em uma rampa de 300 metros com 10% de inclinação média.
A fuga do dia
A corrida começou com uma fuga composta por Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Vincent Van Hemelen (Flanders-Baloise), Mattia Bais (Polti-Kometa) e o atleta local Alexandre Kess (Philippe Wagner/Bazin).
Esse grupo conseguiu construir uma vantagem superior a 7 minutos sobre o pelotão. No entanto, à medida que a etapa avançava e a alta velocidade, foi demais para Van Hemelen e Kess, deixando apenas Reinderink e Bais à frente.
Enquanto isso, as equipes UAE Team Emirates, Lidl-Trek, Bahrain Victorious e Alpecin-Deceuninck controlavam o ritmo no pelotão, apresentando o terreno para seus líderes. Mesmo assim, Reinderink e Bais mantiveram-se firmes até a base da Côte de Stafelter, a última ascensão do dia, quando a diferença caiu por menos de um minuto, tornando-se evidente que a fuga estava perto do fim.
Últimos quilômetros
A cerca de oito quilômetros da linha de chegada, a fuga de Reinderink foi finalmente neutralizada, e um grupo relativamente grande avançou em direção à meta na cidade de Luxemburgo.
Nos momentos decisivos, a equipe Lidl-Trek assumiu o controle, com Quinn Simmons liderando para seu companheiro Mattias Skjelmose. Van der Poel, sempre atento, posicionou-se na roda do dinamarquês. Nos últimos metros, Wilco Kelderman lançou o sprint de Christophe Laporte.
No entanto, Van der Poel mostrou sua potência e superou os rivais e cruzar a linha de chegada e vencer a etapa, conquistando assim a liderança da Classificação Geral do Skoda Tour de Luxembourg 2024.
Assista a chegada
@valterdohnert Tour de Luxembourg – Mathieu van der Poel
♬ original sound – valterdohnert