Tour de Luxembourg: resultados da 3ª etapa, Mauri Vansevenant vence Etapa Rainha e é líder; assista a chegada
Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) venceu a 3ª etapa do Tour de Luxembourg, após um ataque no final da etapa. Davide Formolo (Movistar) terminou na 2ª posição e Mathieu van der Poel ao bater o grupo perseguidor, fechou o pódio na 3ª colocação.
Com o resultado, Vansevenant assume a liderança da competição luxemburguesa, antes do Contrarrelógio decisivo deste sábado.
*P.S: Após a etapa, o júri desclassificou Davide Formolo, por utilizar a posição deitado o tubo do quadro, conhecida como “Supertuck”, assim Mathieu Van der Poel, passou para a 2ª posição e Marc Hirschi finaliza na 3ª colocação.
A etapa
A 3ª etapa era considerada a Etapa Rainha, com 202 km, entre Rosport e Diekirch e 3.800 metros de altimetria. Apesar de não haver subidas longas, a etapa era repleta de pequenas e explosivas subidas especialmente nos 30 km finais, que prometiam selecionar o pelotão.
A fuga dia
A corrida do dia não teve um grande pelotão escapado, mas os primeiros ataques vieram cedo. Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) e Johannes Kulset (Uno-X Mobility) decidiram atacar logo no início, construindo uma vantagem que chegou a quase 7 minutos.
Enquanto isso, no pelotão, a disputa pelos bônus de tempo estava ativa, com o primeiro sprint intermediário sendo vencido por Marc Hirschi (UAE Team Emirates), o que lhe ajudou a melhorar a diferença para o líder da classificação geral, Mathieu van der Poel (Alpecin Deceuninck).
UAE Team Emirates tenta controlar o pelotão
A UAE Team Emirates impôs um ritmo intenso à frente do pelotão, tentando controlar a fuga para o capitão Marc Hirschi. Quando a fuga estava quase ao alcance, Felix Grossschartner lançou um ataque solitário, que se mostrou infrutífero.
Após o pelotão se reagrupar, Mauri Vansevenant lançou o ataque decisivo, sendo acompanhado por Davide Formolo.
A dupla abriu uma vantagem significativa, mas logo atrás, um trio formado por Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike), Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R) e Bob Jungels (Red Bull Bora) se lançou em um contra-ataque, liderando a perseguição.
Últimos quilômetros
A 10 km do final, Vansevenant e Formolo mantinham uma vantagem de quase um minuto sobre o pelotão. Marc Hirschi, atacou o pelotão com 7 km para o fim, tentando reduzir a diferença de 47 seg para os líderes. No entanto, o líder da Classificação Geral, Mathieu Van der Poel estava atento e pulou na roda do suíço.
Nos últimos 4 km, Vansevenant atacou novamente seu companheiro de fuga, Davide Formolo e avançou para uma vitória solo, conquistando não apenas uma etapa, mas também a liderança geral da corrida. No grupo dos peseguidores, Mathieu Van der Poel bateu o sprint pelo 3º lugar.
*P.S: Após a etapa, o júri desclassificou Davide Formolo, por utilizar a posição deitado o tubo do quadro, conhecida como “Supertuck”, assim Mathieu Van der Poel, passou para a 2ª posição e Marc Hirschi finaliza na 3ª colocação.
Assista a chegada
@valterdohnert Tour de Luxembourg – stage 3- Mauri Vansevenant
♬ original sound – valterdohnert