O jovem francês Lenny Martinez (Bahrain Victorious) superou João Almeida (UAE Emirates XRG) em um sprint final emocionante e venceu a Etapa Rainha do Tour de Romandie. O italiano Lorenzo Fortunato (XDS-Astana) completou o pódio da etapa na 3ª posição.
Com a vitória, Martinez assumiu a liderança geral da competição, enquanto João Almeida subiu para a 3ª posição do GC, apenas 3 segundos após o líder, antes do Contrarrelógio deste domingo.
O outro favorito à Classificação Geral, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) ficou para trás na subida final e está praticamente fora da vitória final.

A Etapa Rainha do Tour de Romandie
A Etapa Rainha do Tour de Romandie apresentou apenas 127,4 km. Com largada em Sion, os ciclistas enfrentaram 5 montanhas categorizadas, sendo 3 de 1ª categoria, totalizando mais de 4.000 metros de desnível acumulados.
Entretanto, o grande desafio estava na última montanha. O Thyon 2000, um colosso com impressionantes 20,8 km a 7,7% e seções onde a inclinação ultrapassa os 10%.

Três ciclistas na fuga do dia
Após uma série de ataques, Julien Bernard (Lidl-Trek), Ben Zwiehoff (Red Bull BORA-hansgrohe) e Louis Barré (Intermarché-Wanty) conseguiram constituir a fuga da etapa com cerca de 115 km para a chegada. O trio conseguiu uma vantagem máxima de pouco mais de 2 minutos para o pelotão.

UAE Emirates-XRG comanda o pelotão
Enquanto isso, a UAE Emirates controlava amplamente o pelotão. A equipe de João Almeida, imprimia um forte ritmo, trabalhando para que os escapados pudessem ser alcançados na subida final, onde a etapa seria decidida.

Inicia a ascensão ao Thyon 2000
Os ciclistas chegam à desafiadora Thyon 2000. Neste momento o grupo de escapados está reduzido somente a Julien Bernard, com uma vantagem ao redor de 1 minuto. O pelotão que até então era liderado por Ivo Oliveira, assiste a uma mudança no comando, a lotto assume as ações com 3 ciclistas, que logo se reduzem a Eduardo Sepúlveda.

Líder da Classificação Geral fica para trás
Com 15 km para a chegada, Alex Baudin não consegue acompanhar o ritmo do pelotão e dá adeus a qualquer chance de vitória no GC.

Fuga neutralizada e Remco Evenepoel sobra do pelotão
Com 14 km para o último remanescente da fuga é alcançado e o pelotão já reduzido a cerca de 30 ciclistas inicia a aceleração final rumo ao trecho mais desafiador da montanha.
Neste momento Finley Pickering (Bahrain-Victorious) assume a frente do pelotão e Remco Evenepoel passa por dificuldade e perde o contato com o pelotão.

João Almeida acelera forte com Jay Vine na roda
Com 7,5 km para a chegada João Almeida acelera forte, seguido de Jay Vine, que veste a camisa laranja da Classificação por Pontos. Neste momento o pelotão explode e a corrida vive seu momento decisivo.
O movimento criou um grupo reduzido na frente com apenas 4 ciclistas: Almeida, Vine, Martinez, Lorenzo Fortunato e Juan Pedro López. Este último não resistiu ao novo ritmo e perdeu contato logo depois.

Duelo direto entre João Almeida e Lenny Martinez e Almeida
Na sequência, Fortunato e Vine também cederam, deixando apenas Martinez e Almeida na liderança. O português tentou endurecer o ritmo para largar o francês, mas Martinez mostrou resiliência.
Os dois cruzaram a marca do quilômetro final juntos, com Almeida hesitando em assumir a ponta e permitindo que os perseguidores se aproximassem, incluindo Carlos Rodríguez.

Ainda assim, o desfecho foi entre os dois líderes. No sprint final, Martinez levou a melhor, demonstrando mais explosão nos metros finais para conquistar a vitória da etapa com centímetros de diferença.

João Almeida pode reverter revés neste domingo
A vitória no Thyon 2000 garantiu a Martinez um “duplo”: triunfo na etapa e a camisa amarela de líder. Já João Almeida, agora 3º na geral a três segundos atrás do francês, tem boas chances de reverter a situação no decisivo contrarrelógio final de 17,1 quilômetros.
Remco Evenepoel, com um atraso 1min 41seg no GC, parece fora da briga pelo título. A disputa, ao que tudo indica, ficará entre Martinez, Almeida e Fortunato.
Assista a chegada
#TDR2025
— Avituallamiento Ciclista (@EVTMO_) May 3, 2025
🏆 Lenny Martínez (Bahrain) se lleva la etapa reina en un gran duelo ante Joao Almeida (UAE).
Fortunato (Astana) fue tercero por delante de Vine y Carlos Rodríguez.
📽️ EurosportES pic.twitter.com/pNRrZThxbF
Resultados na 4ª etapa do Tour de Romandie


Classificação Geral do Tour de Romandie 2025

