Tour de Romandie: Resultados da 4ª etapa, Richard Carapaz vence, Juan Ayuso quebra e Carlos Rodriguez é o novo líder, assista a chegada
A etapa rainha do Tour de Romandie foi vencida por Richard Carapaz (EF Education EasyPost NL). O equatoriano superou o alemão Florian Lipowitz (BORA-Hansgrohe) na subida final. Com o resultado, Carlos Rodríguez que terminou a etapa na 3ª posição é o novo líder no lugar de Juan Ayuso, que quebrou nos últimos quilômetros.
A fuga do dia
Depois do Contrarelógio de sexta-feira, a quarta etapa trouxe a decisão do Tour de Romandie. A chegada foi no topo, na subida a Leysin (13,4 km a 6,1%). Além disso, os ciclistas também tiveram que enfrentar quatro subidas antes desta subida final.
Nos primeiros instantes da prova escaparam Nelson Oiveira (Movistar), Raúl García Pierna (Arkéa-B&B Hotels) e o holandês Bart Lemmen ( Visma | Lease a Bike ). Mais tarde juntaram-se a eles Juri Hollmann (Alpecin-Deceuninck), Josef Cerny (Soudal Quick-Step) e Dorian Godon (Decathlon AG2R), que escalaram o Ovronnaz (9,1 km a 9,5%).
No vale rumo à subida final, somente Berthet permaneceu escapado, no entanto, com apenas um minuto de vantagem era uma missão impossível manter-se à frente dos favoritos. Assim, o pelotão, liderado pela INEOS Grenadiers o alcançou nos primeiros km da ascensão.
Começa a batalha final
Arensman liderou o ataque de Egan Bernal, que imediatamente abriu vantagem sobre o pelotão. Juan Ayuso não conseguiu responder. Rodríguez percebeu que Ayuso estava enfrentando dificuldades, saltou para se juntar à Bernal e deixou o colombiano acompanhá-los.
Ayuso se recuperou e conseguiu recuperar o atraso, assim como Pavel Sivakov, Richard Carapaz, Aleksandr Vlasov, Florian Lipowitz, Enric Mas e Ilan Van Wilder.
Ataque final
A cerca de três quilômetros do final, o ataque de Florian Lipowitz. Apenas Carapaz e Rodríguez conseguiram seguir o surpreendentemente forte alemão. Enquanto isso, Ayuso perdeu as rodas da dupla Vlasov e Mas e assistiu a Carapaz contra atacar e se distanciar de Lipowitz e Rodríguez, a 2,2 quilômetros da meta.
Rodriguez continuou a acelerar, pois como quarto colocado no ranking, tinha boas chances de tirar a camisa amarela de Ayuso. Ele precisava manter-se à frente de Vlasov, que estava em terceiro lugar, dez segundos atrás de Ayuso.
E Carapaz acabou cruzando a linha de chegada na 1ª colocação, com Florian Lipowitz em 2º, tentando uma reação nos últimos metros. Com o resultado Carlos Rodriguez é o novo líder do Tour de Romandie.
Quebra de Juan Ayuso
O líder da prova, até então, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) protagonizou uma quebra impressionante nos últimos quilômetros da prova. Quando iniciaram os ataques, o espanhol, não só pode acompanhá-los, como precisou diminuir e reencontrar seu ritmo, para assim finalizar a prova, perdendo 44 segundos para o vencedor e cedendo a camisa amarela para Rodriguez e caindo para a 5ª colocação no GC.