Um ano após a morte de Gino Mäder no Tour de Suisse de 2023 (de 9 a 16 de junho), a edição deste ano prestará homenagem ao falecido ciclista da Bahrain Victorious com um prêmio de montanha (KOM) e uma etapa em seu nome.
Ciclista faleceu em 2023
Mäder, um ciclista suíço de 26 anos, sofreu uma queda em alta velocidade na quinta etapa da corrida do ano passado e faleceu no dia seguinte no Kantonsspital Graubünden.
Nesta quarta-feira, foi anunciado que o Tour de Suisse deste ano homenageará Mäder, com o primeiro ciclista que passar pelo pico mais alto da corrida recebendo o prêmio de montanha #rideforGino.
Segundo o roadbook, este ponto será o Passo de Nufenen na 6ª etapa, que ocorre no meio da etapa e eleva os ciclistas a 2.422 metros.
Gino Mäder será eternizado com nome em KOM
“Uma das especialidades de Gino era a alta montanha e, por isso, juntamente com a família de Gino, decidimos dedicar-lhe o ponto mais alto da corrida”, explicou o diretor da prova, Olivier Senn, ao jornal belga Het Nieuwsblad.
“A partir deste ano, o ponto alto da corrida será denominado prêmio de montanha #rideforGino, onde será concedido um prêmio especial. Assim, Gino permanecerá para sempre ligado ao Tour de Suisse.”
Número 44 deixará de existir no Tour de Suisse
Além do prêmio de montanha, o Tour de Suisse retirará o número de corrida de Mäder (44), e a hashtag #rideforGino estará presente em todas as camisas dos líderes da corrida.
Além disso, um passeio em sua memória acontecerá no último dia da corrida. Este evento ocorrerá exatamente um ano após sua morte, no percurso da etapa final, que será um Contrarrelógio individual de 15,6 km entre Aigle e Villars-sur-Ollon.
Os últimos 10 km apresentam uma subida desafiadora, com uma média de 7,6%, proporcionando um cenário adequado para este evento, que prevê uma grande participação do público.