Tour de Suisse: resultados da 7ª etapa, Adam Yates vence e homenageia João Almeida 2º colocado, assista a chegada
Adam Yates conquistou a vitória na penúltima etapa do Tour de Suisse. Em um dia repleto de subidas em Villars-sur-Ollon, ele e seu companheiro de equipe João Almeida, cruzaram a linha de chegada de mãos dadas, em uma grande demonstração de companheirismo da UAE Team Emirates. Matthew Riccitello (Israel-Premier Tech) completou o pódio na 3ª posição.
A etapa
A penúltima etapa do Tour de Suisse aconteceu ao redor de Villars-sur-Ollon. A etapa de montanha, considerada a Etapa Rainha pelo líder Simon Yates, apresentou quatro ascensões categorizadas e uma extra no Col de la Croix (3,8 km a 8,8%).
Subidas
7,7 km: Col de la Croix (3,8 km a 8,8%)
57,3 km: Villars-sur-Ollon (7,9 km a 7,7%)
67,1 km: Col de la Croix (3,8 km a 8,8%)
118,2 km: Villars-sur -Ollon (7,9 km a 7,7%)
A fuga do dia
Uma fuga de peso abriu a prova. Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Finlay Pickering (Bahrain-Victorious), Harold Martín López (Astana Qazaqstan), Sylvain Moniquet (Lotto-Dstny), Maxim van Gils (Lotto-Dstny), Einer Rubio (Movistar), Johannes Staune-Mittet (Visma-Lease a Bike) colocaram pressão no pelotão com um ritmo muito forte.
INEOS Grenadiers acelera forte
No pelotão, na 2ª ascensão ao Col de La croix, a INEOS Grenadiers acelerava forte, trabalhando para Egan Bernal e causando baixas no pelotão, que ao final da ascensão foi reduzido a somente 20 ciclistas.
Últimos quilômetros
Na subida final, o último remanescente da fuga inicial, Johannes Staune-Mittet (Visma-Lease a Bike), foi alcançado por Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), que atacou o pelotão, liderado pela INEOS Grenadiers.
João Almeida atacou Gall. O português, que ostenta a camisa preta de líder da classificação por pontos, tinha Matthew Riccitello, Adam Yates e Wilco Kelderman logo atrás. Apesar dos esforços, a INEOS Grenadiers não conseguiu responder.
A menos de dois quilômetros da chegada, Wilco Kelderman teve que se soltar do grupo de perseguidores, enquanto Felix Gall foi alcançado pela dupla da UAE Team Emirates.
Matthew Riccitello também ficou para trás. Tornou-se uma disputa direta entre os companheiros de equipe Almeida e Yates, que optaram cruzar a linha de chegada juntos, com uma pequena margem de vantagem para Adam Yates, que reverenciou seu colega de equipe.
Os portugueses Rui Costa (EF Education EasyPost) e Nelson Oliveira (Movistar), também presentes na competição finalizaram a etapa nas 38ª e 49ª posições, respectivamente.
Assista a chegada
Resultados da 7ª etapa do Tour de Suisse
Classificação Geral do Tour de Suisse 2024
Em breve o Giro do Ciclismo divulgará as classificações de todas as categorias do Tour de Suisse 2024.
Diariamente às 13hs 45min (horário de Brasília), 17hs 45 (horário de Lisboa) o Giro do Ciclismo informará a prévia da etapa seguinte do Tour de Suisse 2024.