Tour Down Under 2025: Javier Romo vence a 3ª etapa e assume a liderança, confira os resultados e assista a chegada
Javier Romo (Movistar), de 26 anos, registrou sua 1ª vitória profissional na 3ª etapa do Santos Tour Down Under, após um ataque com pouco mais de 4 km para a chegada. Jhonatan Narváez (UAE Team Emirates-XRG) finalizou na 2ª posição, com Finn-Fischer Black (Red Bull Bora-hansgrohe) completando o pódio.
Com a vitória, Javier Romo assumiu também a liderança da Classificação Geral da competição, com Narváez na 2ª posição a 8 segundos do espanhol.
A etapa
A 3ª etapa do Tour Down Under, com 147km, apresentou uma chegada inédita em Uraidla, após duas voltas em um circuito local com uma difícil ascensão. A temível subida de Knotts Hill, com 2,6 km a 7,5% de inclinação média e trechos que ultrapassaram impressionantes 22% deveria ser ultrapassada duas vezes antes da chegada.
A fuga do dia
Dois ciclistas protagonizaram a fuga do dia. Geoffrey Bouchard (Decathlon AG2R La Mondiale) e Fergus Browning (Seleção Australiana), aproveitaram que o pelotão não imprimia um ritmo forte (36,3 km/h nos primeiros 50km) e tentavam a sorte na loteria australiana. A dupla conseguiu abrir uma vantagem superior a 3min, no entanto, o pelotão os alcançou com
Líder da competição não suporta o ritmo
Enquanto a fuga acelerava, o pelotão tentava controlá-la. Principalmente pela Red Bull Bora-hansgrohe que tentava manter a camisa de líder com Sam Welsford. Entretanto o plano deu certo. O capitão da Red Bull Bora não suportou o forte ritmo que a UAE Team Emirates-XRG imprimiu, na 1ª subida da Knotts Hill e deu adeus ao pelotão.
Fim da fuga
E com 26 km para a chegada, a aventura da dupla de fugitivos acabou, quando o último remanescente da fuga, Fergus Browning (Seleção Australiana) foi alcançado pelo pelotão, que parecia rumar para decidir a etapa, na última subida da Knotts Hill, com 5km para a chegada.
As principais equipes do pelotão começaram uma forte disputa para colocar seus capitães na melhor posição possível no momento decisivo da prova.
Últimos quilômetros com ataque de Afonso Eulálio
No início da decisiva subida ao Knotts Hill, aconteceu uma forte aceleração da Red Bull Bora-hansgrohe e da INEOS Grenadiers, que selecionou o pelotão. Entretanto, o português Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious) desferiu um contra-ataque em um pelotão que já estava dividido.
Javier Romo ataca para a vitória
Logo após, uma série de contra-ataques se sucederam, com um pequeno grupo com cerca de 20 ciclistas se destacando. Entre eles alguns dos favoritos, como Jay Vine, Jhonatan Narváez, Oscar Onley.
Com pouco mais de 4km para a chegada, o ciclista da Movistar, Javier Romo, aproveitou um momento de calma no pelotão e atacou com força, conseguindo abrir cerca de 10 segundos de vantagem. Enquanto o pelotão não conseguia se organizar, Romo acelerava e acabou selando a vitória.
No pelotão, Jhonatan Narváez, bateu o sprint no pelotão, finalizando na 2ª posição, com Finn-Fischer Black na 3ª colocação.
Assista a chegada
🔥 A late attack after the summit of Knotts Hill, and it’s a maiden professional win for 🇪🇸 Movistar’s @romoliver_99!!
— Santos Tour Down Under 🚴🚴♀️ (@tourdownunder) January 23, 2025
📺 Stream the race now on 7plus: https://t.co/k2Exq3FDwl@efex_IT | @santosltd#TourDownUnder #CouchPeloton pic.twitter.com/jLhZ9qO1pC