Tour Down Under: Resultados da 5ª etapa, Jhonatan Narváez (UAE) vence e é o novo líder, confira os resultados e assista a chegada
Jhonatan Narváez (UAE Team Emirates-XRG) venceu a 5ª etapa do Tour Down Under, com chegada na icônica Willunga Hill. O equatoriano foi mais forte em um sprint reduzido, batendo Oscar Onley (Team Picnic PostNL) no final. Finn-Fischer Black (Red Bull Bora-Hansgrohe) fechou o pódio na 3ª posição.
Com o resultado, Narváez é o novo líder da competição australiana. O ciclista da UAE Team Emirates-XRG tomou a liderança do espanhol Javier Romo (Movistar), que finalizou a etapa na 4ª colocação e agora é o vice-líder.
A etapa
A icônica Willunga Hill, uma subida de 3 km com pendência média de 7,4%, volta a figurar no percurso do Tour Down Under e é a grande estrela desta 5ª etapa, sendo necessário ser ultrapassada duas vezes no circuito final entre Mclaren Vale e Willunga Hill, após 145km.
Este trecho lendário é aguardado com grande expectativa pelos fãs australianos e teria um grande potencial de decidir a Classificação Geral da competição.
A fuga do dia
Após algumas tentativas de fugas frustradas, Pascal Eenkhoorn, Michael Hepburn, Ben Swift (INEOS) e Oliver Bleddyn abriram a fuga do dia. Entretanto, o quarteto não conseguia ameaçar o pelotão, que acelerava forte, mantendo a diferença sempre ao redor de 2 minutos, apostando em uma decisão da etapa a partir das subidas na Willunga Hill.
Fuga alcançada no Willunga Hill
Como era esperado, a fuga foi alcançada na 1ª ascensão ao Willunga Hill (24km para a chegada). Imediatamente após Chris Harper (Jayco AlUla) lançou um ataque, tentando surpreender o pelotão. O australiano foi seguido pelo colega de equipe e campeão suíço Mauro Schmid.
A dupla da Jayco AlUla conseguiu abrir uma vantagem de 25 segundos sobre o pelotão, indicando que tudo seria decidido na subida final do Willunga Hill. Enquanto isso, no pelotão, a INEOS Grenadiers comandava as ações em um pequeno grupo, de cerca de 15 ciclistas, que se destacou do pelotão aproveitando os fortes ventos laterais e alcançou os dois ciclistas da fuga.
Últimos Quilômetros
Com 3km para a chegada o pelotão alcançou o grupo líder e o pelotão se torno compacto. Neste momento o líder do GC lançou um ataque. O espanhol Javier Romo acelerou forte e parecia que venceria a etapa. No entanto, com 700m para a chegada, um trio com Jhonatan Narváez, Luke Plapp e Oscar Onley o alcançou e frustrou suas chances de vitória.
Com 300 metros para a chegada Jhonatan Narváez mostrou que era o mais forte em Willunga Hill, ele acelerou forte, batendo a chegada do pequeno grupo. Oscar Onley ficou na 2ª posição, com Finn-Fischer Black vindo de trás e conquistando a 3ª colocação da 5ª etapa do Tour Down Under.
Português Afonso Eulálio na 17ª posição
O português Afonso Eulálio que faz sua estreia no World Tour com a Bahrain Victorious, finalizou na sólida 17ª posição. O ciclista de Figueira da Foz, terminou a etapa junto ao pelotão perseguidor, a 45 segundos do vencedor.
Eulálio ocupa a 15ª posição na Classificação Geral, uma excelente posição para uma estreia na principal categoria do ciclismo mundial.
Assista a chegada
💨 They left it all on the slopes today, and it was a sprint between the strongest riders here in Willunga! We have a new King of the Hill, and a new race leader 👀
— Santos Tour Down Under 🚴🚴♀️ (@tourdownunder) January 25, 2025
📺 Stream the race now on 7plus:https://t.co/k2Exq3FDwl@dfit_sa | @santosltd#TourDownUnder #CouchPeloton pic.twitter.com/8n2htwQYHR