Tour of Britain, resultados da 1ª etapa, Paul Magnier vence, equipe portuguesa em 2º no GC, assista a chegada
Paul Magnier (Soudal Quick-Step) conquistou a vitória na primeira etapa do Tour da Grã-Bretanha de 2024. A nova revelação do sprint francês mostrou-se veloz demais para a concorrência em Kelso. Ethan Vernon (Israel Premier Tech) e Robert Donaldson (Trinity Racing), terminaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.
A etapa
O Tour of Britain 2024 deu o seu pontapé inicial hoje na Escócia, com a primeira etapa percorrendo a encantadora cidade de Kelso, situada na fronteira com a Inglaterra. Kelso foi tanto o ponto de partida quanto de chegada de uma desafiadora etapa de 183 quilômetros.
Nessa fase inicial, o percurso foi predominantemente plano, permitindo que os ciclistas economizassem energia antes das subidas.
Após os trechos planos, os ciclistas enfrentaram três subidas notáveis: Scott’s View (4,2 km a 2,1%), Dingleton (2,6 km a 6,1%) e Dunion Hill (3,6 km a 5%). Após o topo da última subida, restavam 24 quilômetros para a meta final, um trecho decisivo para a definição da etapa.
Equipe portuguesa na fuga
Desde o início, três ciclistas assumiram a liderança da corrida. O britânico Callum Thornley, ansioso para impressionar diante do público local, uniu forças com o sul-africano Callum Ormiston, da equipe Global 6 United, e o dinamarquês Julius Johansen, da equipe portuguesa Sabgal/Anicolor.
Juntos, eles conseguiram abrir uma vantagem de quase 4 min em relação ao pelotão. No entanto, a equipe Soudal Quick-Step assumiu o controle do pelotão, trabalhando duro para neutralizar a fuga.
Últimos quilômetros
Com apenas 25 km restantes, o pelotão conseguiu fechar a diferença, e a disputa pela vitória tornou-se inevitável. As equipes INEOS Grenadiers e Soudal Quick-Step controlaram o ritmo na frente do grupo, preparando o terreno para uma chegada em sprint.
Nos últimos 2 km, a Soudal Quick-Step assumiu o comando, com Remco Evenepoel liderando o grupo para colocar seu companheiro de equipe, Magnier, em uma posição favorável. E o sprinter não decepcionou, vencendo a etapa, com Ethan Vernon na 2ª posição.
Sabgal/Anicolor na 2ª colocação na Classificação Geral
Com as bonificações de tempo, conquistadas durante a etapa, o capitão da equipe portuguesa Sabgal/Anicolor, Julius Johansen assumiu a segunda colocação da Classificação Geral, somente 1 segundo atrás do líder, Paul Magnier.