Tour of the Alps: Giulio Ciccone vence 1ª etapa e assume liderança, confira os resultados e a chegada
Depois de quase duas temporadas sem subir ao lugar mais alto do pódio, Giulio Ciccone (Lidl-Trek) reencontrou o sabor da vitória. O italiano, de 30 anos, venceu a 1ª etapa do Tour of the Alpes 2025, demonstrando estar em excelente forma às vésperas do Giro d’Italia.
Na chegada em subida, Ciccone se impôs com autoridade em um sprint entre os favoritos, deixando para trás Felix Gall e o jovem Paul Seixas, ambos da Decathon AG2R La Mondiale. Com o resultado, Ciccone é o 1º líder da competição.
Percurso da 1ª etapa do Tour of the Alps
San Lorenzo Dorsino – San Lorenzo Dorsino (148,5 km) – 21.04
A corrida terá sua largada na região de Trentino, com San Lorenzo Dorsino servindo como ponto de partida e chegada da 1ª etapa. Logo de cara, os escaladores encararam subidas como o Campo Carlo Magno (14,5 km a 6,3%) e o Passo del Durone (6,3 km a 8%). A chegada aconteceu em uma subida com duas ascensões interccaladas, com os últimos 1,5 km a 7%.

A fuga do dia
Três ciclistas formaram a fuga do 1º dia do Tour of the Alps 2025. Davide Bais (Team Polti VisitMalta), Andrew August (INEOS) e Xavier Pickering (Bahrain Victorious) começaram sua aventura após 10 km da largada. O trio acelerou forte e conseguiu uma vantagem ao redor dos 4 minutos sobre o pelotão.

Lidl-Trek comanda pelotão
Com 60 km para a chegada, durante a subida do Campo Carlo Magno (1ª categoria), um revezamento entre a Lidl-Trek e a Red Bull Bora-hansgrohe, fazia com que a diferença começasse a diminuir.

Jeferson Cepeda ataca pelotão
Com 23 km para a chegada, na última subida categorizada do dia, o Passo del Durone, Eddie Dunbar (Jayco AlUla) ataca o pelotão e alcança o último remanescente da fuga inicial, Xavier Pickering. Entretanto a tentativa é frustrada por uma aceleração no pelotão, que logo após neutralizou o ataque.
No exato momento da neutralização, Jeferson Cepeda (EF Education) acelera e abre cerca de 20 segundos sobre o pelotão. Em sua perseguição saem Paul Seixas (Decathlon AG2R) e Paul Double (Jayco Alula)

Com cerca de 10 km para a chegada todos os ataques foram neutralizados e o pelotão iniciou a última subida (não categorizada) compacto. Neste momento Davide Bais voltou a ser protagonista da corrida e atacou sozinho, sendo também neutralizado a 2 km da chegada. Neste momento o pelotão, já reduzido, se preparou para decidir a etapa em um sprint.
Giulio Ciccone bate sprint reduzido
No sprint que se seguiu, Giulio Ciccone se mostrou o mais forte. O italiano do Lidl-Trek claramente teve o melhor desempenho nos últimos metros, superando dois ciclistas do Decathlon AG2R La Mondiale: Felix Gall e o jovem Paul Seixas, de apenas 18 anos.

Assista a chegada
Giulio Ciccone wins the first stage of Tour of the Alps! Gall 2nd and Seixas 3rd! #ToTAhttps://t.co/5UnkA28E8f pic.twitter.com/1Zuax6EwCZ
— Eemeli (@LosBrolin) April 21, 2025
Resultados da 1ª etapa do Tour of the Alps

Classificação Geral do Tour of the Alps 2025
