Tour of the Alps: onde assistir nesta segunda-feira, confira o start list e as informações do último teste para escaladores, antes do Giro d’Italia
Enquanto a temporada de clássicas de montanha segue seu curso, o Giro d’Italia surge no horizonte. Para muitos escaladores, o Tour of the Alps, que inicia nesta segunda-feira, 21 de abril e se encerra na sexta, 25 de abril, e representa o último teste para muitos dos grandes escaladores que competirão no Grand Tour italiano.
Com um acumulado de elevação de pelo menos 2.400 metros em cada uma das 5 etapas, a edição de 2025 da competição promete muita ação em 14.700 metros de altimetria total em 739 quilômetros.

Grandes escaladores confirmados
O percurso, que terá sua largada na Itália e culminará em Lienz, na Áustria, atraiu nomes de peso do ciclismo mundial, incluindo Thymen Arensman (INEOS), Antonio Tiberi (Bahrain-Victorious), Giulio Ciccone (Lidl-Trek), Felix Gall (Decathlon AG2R), Jai Hindley (Red Bull Bora-hansgrohe) e o atual campeão Juan Pedro López (Lidl-Trek), que buscará renovar seu título nos Alpes italianos e austríacos.

Onde assistir o Tour of the Alps em Portugal
O Tour of the Alps poderá ser acompanhado ao vivo em Portugal, a partir desta segunda-feira, através do canal Eurosport 2 e dos Streamings HBO Max e Discovery+. A transmissão inicia às 12h 40min (horário de Lisboa).
Onde assistir o Tour of the Alps no Brasil
Nenhum canal ou plataforma de Streaming anuncia a transmissão do Tour of the Alps para o território brasileiro.
Confira todas as etapas
Etapa 1: San Lorenzo Dorsino – San Lorenzo Dorsino (148,5 km) – 21.04
A corrida terá sua largada na região de Trentino, com San Lorenzo Dorsino servindo como ponto de partida e chegada da 1ª etapa. Logo de cara, os escaladores serão testados com subidas como o Campo Carlo Magno (14,5 km a 6,3%) e o Passo del Durone (6,3 km a 8%). A chegada será em uma subida de duas partes, com os últimos 1,5 km a 7%.

Etapa 2: Mezzolombardo – Sterzing/Vipiteno (178 km) – 22.04
No 2º dia de competição, a maior parte do ganho de elevação estará concentrada. O Monte San Pietro (19,1 km a 6,1%) será um obstáculo inicial significativo, mas o verdadeiro desafio aguardará no circuito final. Em Sterzing/Vipiteno, os ciclistas completarão duas voltas de 16 km cada.
Cada volta incluirá a subida de Obertelfes/Telves di Sopra (4,2 km a 7%), com trechos ultrapassando os 10% de inclinação, seguida por uma descida técnica que terminará a apenas 8 km da linha de chegada.

Etapa 3: Sterzing/Vipiteno – Innichen/San Candido (145,5 km) – 23.04
A 3ª etapa do Tour dos Alpes terá um início relativamente plano. No entanto, na metade do percurso surge a Untermoi/Antermoia (8,8 km a 4,7%). Após a descida, os competidores encontrarão o imponente Furkelpass/Passo Furcia (7,7 km a 7,3%) e, logo após, enfrentarão um circuito local de 21 km.
O ponto crucial da etapa será o Vierschachberg/Monte Versciaco (5,9 km a 7,1%). , uma subida de quase seis quilômetros com a parte mais íngreme localizada em sua base. Do topo, ainda restarão 11km até a chegada em Innichen/San Candido.

Etapa 4: Sillian – Obertilliach (162,7 km) – 24.04
A 4ª etapa, com um ganho de elevação de 3.200 metros, representará um duro teste e marca a entrada da competição em solo austríaco. A parte final da etapa, com 40 km, apresentará três subidas desafiadoras: Anras Oberried (4,6 km a 8,4%), Tessenberg (2,2 km a 10,1%) e Kartitscher Sattel (7,6 km a 5,9%).
O topo desta última longa subida estará situado a apenas 7 km da linha de chegada em Obertilliach, que também terá uma chegada em aclive com inclinação entre 4 e 5%.

Etapa 5: Lienz – Lienz (172,4 km) – 25.04
O Tour dos Alpes chegará ao seu clímax com um circuito com largada e chegada em Lienz. Nesta etapa final, o Bannberg (4,8 km a 9,1%) e a subida de Stronach (3,1 km a 12,6%) serão os principais obstáculos. Após a última ascensão, restam 10 km até a linha de chegada, com um trecho em descida.

Start List do Tour of the Alps


