Tour of the Alps: Resultados da 1ª etapa, Tobias Foss bate sprint reduzido e é o primeiro líder, assista a chegada
Tobias Foss (INEOS Grenadiers) venceu pela primeira com o kit da INEOS Grenadiers. O norueguês de 26 anos derrotou Chris Harper (Jayco AlUla) e Esteban Chaves (EF Education EasyPost) na etapa de abertura do Tour of the Alps, em um sprint de um grupo de elite. Com a vitória, Foss também é o primeiro líder na corrida por etapas italiana.
Etapa com muitas montanhas
A primeira etapa da Volta aos Alpes teve 133 quilômetros de extensão e contou com três subidas categorizadas. A primeira subida do dia – o Andalo (15,5 km a 5,1%) – ocorreu logo após a largada.
Logo após havia um trecho mais plano em direção a duas subidas do Penon, com 4,4 quilômetros de comprimento, mas com uma inclinação média de 9,4%. Logo após, os ciclistas desceram a montanha e percorreram em um percurso plano em direção à linha de chegada.
A fuga do dia
A fuga do dia tinha 7 ciclistas. Nicklas Amdi Pedersen (TDT-Unibet), Asier Etxeberria (Euskaltel-Euskadi), Mattia Bais e Andrea Garosio ( Team Polti-Kometa ), Kyrylo Tsarenko (Team Corratec-Vini Fantini), Simon Pellaud ( Tudor Pro Cycling ) e Masaki Yamamoto ( JCL Team UKYO) uniram forças, receberam a bênção do pelotão e conseguiram abrir quatro minutos de vantagem.
Fuga alcançada na última montanha
Faltando pouco mais de 20 km, a fuga foi neutralizada pelo pelotão. Enquanto a equipe Decathlon AG2R La Mondiale estabelecia um ritmo forte na frente do pelotão, o grupo se dividia drasticamente atrás à medida que se aproximava do cume da subida final e da subsequente descida em direção à linha de chegada.
Apesar de todo o trabalho da equipe Decathlon, Romain Bardet atacou a descida abrindo alguma distância. Ao chegarem no trecho plano final, apenas seis cicclistas estavam na frente. Ao lado de Bardet, Geraint Thomas, Chris Harper , Antonio Tiberi, Amanuel Ghebreigzabhier e Esteban Chaves.
Faltando pouco mais de 9 km, outros cinco se juntaram a eles na frente, Ben O’Connor, Tobias Foss, Wout Poels, Valentin Paret-Peintre e Juan Pedro Lopez.
No quilômetro final, Chris Harper foi o primeiro a acelerar, mas Tobias Foss conseguiu sua primeira vitória com as cores da INEOS Grenadiers.