A UCI está atualmente conduzindo uma investigação legal sobre a transferência de Cian Uijtdebroeks para a equipe Jumbo-Visma, que, a partir de 2024, será conhecida como Visma-Lease a bike. Tom Van Damme comunicou essa informação ao Het Laatste Nieuws. Além de seu papel como presidente do Conselho de Ciclismo Profissional (PCC), Van Damme está envolvido nesse processo.
Para viabilizar uma transferência provisória, é imprescindível obter as assinaturas da equipe anterior (BORA-hansgrohe), da nova equipe (Jumbo-Visma) e da UCI. Até o momento, tudo leva a crer que duas dessas partes, ainda não formalizaram esse processo.
“O arquivo ainda está sendo investigado pelo departamento jurídico da UCI. Somente quando terminarem o trabalho é que o documento poderá ser submetido a mim, para assinatura”, diz o presidente do PCC, Van Damme.
Suposto bullying pode ter outras consequências
A UCI pode ter outra questão em cima da mesa, agora que se descobriu que Uijtdebroeks, pode ter sido intimidado na BORA-hansgrohe. “Se a história do bullying for verdadeira, é obviamente preocupante”, diz Van Damme. “Esses fatos devem então ser apresentados à comissão disciplinar. Mas foi o próprio Uijtdebroeks que relatou isso? Não sei”, finaliza Tom Van Damme.