Treinador de Egan Bernal e Carlos Rodríguez deixa INEOS Grenadiers, equipe perde um dos seus principais preparadores
A INEOS Grenadiers está passando por uma profunda reestruturação neste inverno, após uma temporada de 2024 considerada abaixo das expectativas. Uma das principais novidades que marcam essa fase de mudanças é a saída do treinador Xabier Artetxe, segundo informações divulgadas pelo jornalista britânico, especializado em ciclismo Daniel Benson.
Xabier Artetxe com Egan Bernal e Carlos Rodríguez
Nos últimos anos, Artetxe teve um papel fundamental na formação e evolução de alguns dos principais nomes do INEOS Granadeiros. Ele foi responsável pelo treinamento de dois dos principais ciclistas da equipe, Carlos Rodríguez e Egan Bernal, ambos possíveis líderes nos próximos Grand Tours.
Sua contribuição foi fundamental, especialmente durante o período de recuperação de Bernal, após a grave queda sofrida pelo ciclista colombiano em 2022. A saída do treinador representa uma perda significativa para a equipe, especialmente pelo suporte aos ciclistas de língua espanhola.
Redefinindo a Estrutura de Performance
Scott Drawer, que assumiu o cargo de Diretor de Performance da equipe neste ano, já havia anunciado uma mudança de rumo na equipe. A nova estratégia será baseada em três pilares: Grand Tours e corridas por etapas, Clássicas e corridas de um dia, e o desenvolvimento de novos talentos.
Para implementar a nova estratégia, a INEOS Grenadiers contratou novos profissionais. Entre os novos membros está Kurt Asle Arvesen, ex-ciclista e antigo membro da Sky, que agora liderará a célula esportiva da equipe.
Outro reforço de peso é o italiano Leonardo Basso, que se junta à liderança da equipe. Além disso, Mehdi Kordi, ex-técnico de pista da Holanda, e Tom Helleman, anteriormente na DSM-firmenich PostNL, foram incorporados. A equipe contratou também Luca Oggiano, especialista italiano em aerodinâmica.
Assim, a equipe busca retomar a hegemonia que não acontece desde a vitória de Egan Bernal no Tour de France 2019.