Treinador de Primoz Roglic revela bastidores do abandono no Giro “ele caiu com o mesmo ombro do ano passado”
O Giro d’Itália sofreu um duro golpe com a desistência de Primoz Roglic. O esloveno, vencedor da prova em 2023, não resistiu às consequências de uma sequência de quedas e abandonou a competição na 16ª etapa.
Seu treinador, Marc Lamberts, deu uma ideia clara da gravidade da situação: “Terminar o Giro seria muito difícil.”
“Ele caiu com o mesmo ombro do ano passado”
Roglic enfrentou uma série de acidentes ao longo da prova. Mas os maiores danos ocorreram durante a etapa em Siena, marcada por trechos de cascalho. A partir dali, a última semana e meia se transformou em uma verdadeira batalha para o atleta.
“Ele caiu com o mesmo ombro do ano passado, no Critérium du Dauphiné. Ele também teve alguns ferimentos graves, com muita terra, que exigiram muita energia para se recuperar”.

“Seus quadríceps também foi atingido, e é por isso que ele sente dor a cada movimento de pedalada para cima”, complementou Lmberts.
A situação se agravou no domingo anterior ao abandono, quando Roglic perdeu a camisa rosa. O dia de descanso, então, revelou a real condição física do esloveno. “Primoz já tinha problemas quando mal conseguia pedalar sessenta watts nos rolos”, relatou Marc Lamberts ao jornal Het Nieuwsblad.
Presente na largada por respeito à equipe
Mesmo diante das dificuldades, Roglic ainda alinhou para a 16ª etapa. Segundo Lamberts, a decisão de começar a etapa foi motivada por consideração à sua equipe. “Ele começou por respeito aos seus companheiros de equipe, que fizeram tanto por ele nas últimas etapas”, afirmou o treinador belga.

Training Camp de altitude em Tignes
Lamberts revela que falou com Roglic por telefone logo após seu abandono. “Mentalmente, Primoz parece bem. Já passamos por muitas coisas, é claro. No ano passado, depois que ele desistiu do Tour, ele estava realmente deprimido. Agora a situação é diferente”.
“Claro que vamos investigar se há alguma fratura ou lesão muscular real, mas por enquanto não estamos presumindo isso. Depois de uma semana de descanso com a família, ele deve conseguir completar sua preparação para o Tour, com um Training Camp em altitude em Tignes”, finalizou o treinador.