“Tudo mudou radicalmente” diretor esportivo da UAE Team Emirates revela detalhes da preparação de Tadej Pogacar
Estamos contando as horas até a chegada do Giro d’Italia, o primeiro grand tour da temporada, que está em sua 107ª edição (de 4 a 26 de maio), com expectativas ainda maiores do que o habitual. Tadej Pogacar é o culpado por isso.
Antes da estreia do esloveno na Corsa Rosa, a primeira etapa da tentativa do duplo Giro/Tour que ele pretende enfrentar este ano como objetivo prioritário, Joxean Fernández Matxin, diretor esportivo da UAE Team Emirates revelou ao jornal espanhol AS detalhes sobre a preparação de Tadej Pogacar.
Início foi como o esperado
Ele começou abordando sobre a primeira parte da temporada, em relação aos resultados, 7 vitórias em 10 dias de competição, era o esperado?
“Sim, inclusive, ao nível dos dados, melhorando os de 2023. Satisfação com tudo planejado. Na Milan-San Remo ficamos aquém, mas é uma corrida que taticamente você tem que fazer com perfeição. É difícil ter seus corredores na frente quando há 200 deles. Esse foi o maior problema”.
Mudança no planejamento para o duplo Giro/Tour
O espanhol deu detalhes também sobre a abordagem inédita de Pogacar para os dois Grand Tours em sequência e as respectivas mudanças no planejamento.
“Muda muito. Você faz menos dias de competição antes do Giro, um treino totalmente diferente, eliminamos as Clássicas dos paralelepípedos, para focar nos Grand Tours e não fazer uma competição por etapas do Tour como fazíamos antes, aí tudo mudou radicalmente”.
Alimentação também sofreu mudanças para o Giro/Tour
“A mudança na alimentação é sempre determinada pela competição ou não competição, portanto estar imerso na competição não é o mesmo que não estar”.
“O que está claro é que enfrentamos um calendário exigente, mas se há alguém neste mundo, que consegue enfrentá-lo, é Tadej Pogacar, e com garantias de ser o melhor. Ele pode ser protagonista nas duas corridas, não tenho dúvidas, por isso propusemos assim”.
Calendário criado em parceria com ex-preparador físico
Até que ponto Iñigo San Millan esteve envolvido nesta fase de preparação de Pogacar? (o Alavés era o braço direito do esloveno como preparador físico).
” É verdade que, juntos, criámos novas formações, novos calendários, etc. Mas nada mudou, a única coisa é que Iñigo não o supervisionará. Com o Tadej, na hora de mudar o programa e mudar o calendário, bom, mantemos um pouco a filosofia, em termos do conceito de treino e do conceito de calendário e preparação para a corrida.
Ataque no primeiro dia?
O Ex-Campeão Mundial e fã declarado de Pogacar acredita, conforme informou o Giro do Ciclismo aqui, que Pogacar deve atacar já no primeiro dia e o diretor esportivo foi questionado sobre isso.
“Bem, vamos ver também o nível e a atitude dos rivais. Você sempre tem que respeitar seus rivais, mas o que fica claro é que talvez não tendo um Contrarrelógio que decida no início, você terá um pouco mais de nervosismo”.
“Assumimos a responsabilidade de ter um atleta como o Tadej no Giro d’Italia e temos que encarar a corrida com a responsabilidade quando tentamos vencer”.