UAE Team Emirates decepciona fãs, ao anunciar que jovem sensação das escaladas, não fará nenhum Grand Tour este ano
Isaac Del Toro (junto com António Morgado) tem o potencial de se tornar um dos grandes destaques no cenário do World Tour. Aos 20 anos, o ciclista mexicano já está fazendo sua estreia profissional esta semana no Tour Down Under. Apesar disso, a UAE Team Emirates, está adotando uma abordagem cautelosa com o novo talento, preferindo não apressar demais o desenvolvimento do seu pupilo.
Dirigente adota cautela com mexicano
O anúncio foi feito pelo dirigente desportivo José Antonio ‘ Matxin ‘ Fernández, em conversa com o canal belga Sporza.
“Normalmente, Del Toro iria primeiro para a Caja Rural, mas combinamos com todas as partes que ele faria sua estreia conosco, já neste ano. Isaac é um escalador que sabe se defender em Contrarrelógio. Ele pode eventualmente, pontuar em corridas por etapas. Mas primeiro temos que descobrir, como ele se recupera após etapas difíceis.”
Início com vitória no Tour de l’Avenir
Del Toro fez sua estreia no ano passado na categoria sub-23 e já conseguiu registar alguns bons resultados nos primeiros meses de 2023, mas só impressionou realmente no Giro della Valle d’Aosta e no Tour de l’Avenir. Na corrida das promessas italianas ficou em terceiro na classificação final e ainda conseguiu vencer o Tour de l’Avenir com louvor. Del Toro tornou-se assim o primeiro mexicano vencedor da competição francesa.
Programa misto para 2023
A nova sensação assinou com a UAE Emirates por três anos. Uma questão importante é como será o seu programa, no seu primeiro ano como profissional? “Uma mistura de corridas por etapas no WorldTour e corridas por etapas de nível inferior”, diz Matxin. “Ele vai ganhar experiência nas corridas do WorldTour. Nas etapas de categoria inferior, ele começa com a ambição de vencer.”
“Normalmente, Del Toro não correrá um Grand Tour este ano, a menos que passe por uma evolução muito grande. Em seu segundo ano, ele fará sua estreia em um Grand Tour, sem pressão, para aprender.”