UAE Team Emirates domina GP Industria & Artigianato, Marc Hirschi vence prova encurtada por tempestade; assista a chegada
Marc Hirschi (UAE Team Emirates), venceu sua terceira clássica consecutiva em 2024, adicionando a 46ª GP Industria & Artigianato ao seu currículo, após as vitórias na Clásica San Sebastián e na Bretagne Classic.
Hirschi foi o mais forte na subida final em Larciano, cruzando a linha de chegada sozinho. Guillermo Thomas Silva (Caja Rural), ficou em segundo, enquanto Diego Ulissi, também da UAE, completou o pódio em terceiro lugar.
Desafios nas colinas toscanas
O GP Industria & Artigianato, apesar de ser uma corrida menos conhecida em comparação com clássicos como Ghent-Wevelgem e o Tour de Flandres, mantém sua tradição de desafiar os ciclistas nas colinas da Toscana.
A subida a Fornello (2,9 km a 6,3%) e o morro de San Baronto (8,4 km a 3,5%) foram novamente decisivos na prova deste ano.
A batalha sob condições adversas
Treze ciclistas formaram a fuga inicial que lideraram em grande parte da prova. No entanto, as condições climáticas severas, com chuva intensa, forçaram o júri a encurtar a corrida em 26 quilômetros quando faltavam somente 52 km para a chegada.
Fuga neutralizada com 14 km para a chegada
Quatorze quilômetros antes do fim, a aventura terminou e quase imediatamente Hirschi atacou no íngreme Fornello. Apesar do trabalho da Movistar e da EF Education-EasyPost para alcançar o suíço, Hirschi aumentava constantemente a sua liderança.
No San Baronto, Javier Romo e Cristian Scaroni contra-atacaram. Eles pareciam garantir os lugares de honra mais próximos, até que o italiano caiu na descida escorregadia. O espanhol teve que continuar sozinho, mas pouco depois foi acompanhado pelo uruguaio Silva.
Ele o deixou para trás e acelerou para o segundo lugar. Romo foi pego, com Ulissi batendo o sprint, para completar o pódio e a boa performance da UAE Team Emirates.