A UCI expressou descontentamento com a ausência de Thibau Nys na Copa do Mundo de Dendermonde. O presidente David Lappartient, sustenta que a participação na Copa do Mundo da UCI deveria ser obrigatória, alertando sobre a possibilidade de exclusão, nas próximas etapas da Copa do Mundo e do Campeonato Mundial de Ciclocross, para aqueles que optarem por não participar.
Desde que o jovem Nys afirmou na semana passada que iria competir no Superprestige Niel e não na Copa do Mundo de Dendermonde, a discussão sobre o calendário da Copa do Mundo voltou a aumentar. “Se a Copa do Mundo for vista como um brinquedo, então temos um problema”, disse o CEO da UCI, Peter Van den Abeele.
David Lappartient critica Thibau Nys
O presidente da UCI, Lappartient, vai além em sua declaração ao site francês DirectVélo. Ele questionou a decisão de Thibau Nys de participar na corrida de Niel no sábado, mesmo após um desempenho abaixo do esperado no Campeonato Europeu de Ciclocross e testes de cansaço. Lappartient afirma que se alguém estiver cansado, seria mais sensato evitar essas competições. Ele destaca que embora Thibau Nys seja alguém fortemente ligado ao Ciclocross, não é o único a ignorar as Copas do Mundo.
Mudança de regras
O número crescente de cancelamentos de ciclistas nas Copas do Mundo é um problema para Lappartient, que até pensa em uma mudança drástica nas regras. “Se um ciclista de Ciclocross preferir uma competição nacional enquanto houver uma Copa do Mundo, ele não participará da próxima Copa do Mundo e, portanto, também não participará do Campeonato Mundial de Ciclocross”, ameaça o presidente da UCI. “A Copa do Mundo não é uma competição onde você pode escolher. Todo mundo precisa participar.”