UCI anuncia novo sistema de penalizações, medidas visam evitar as graves quedas, confira o anúncio oficial
A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou hoje a implementação de um novo sistema de penalidades no ciclismo: a introdução de cartões amarelos. Este novo regulamento será testado em competições profissionais masculinas e femininas a partir de 1º de agosto de 2024, com a intenção de integrar o sistema de forma definitiva aos regulamentos oficiais a partir de 1º de janeiro de 2025.
Cartão amarelo em 2025
Segundo a UCI, as discussões mantidas pela agência de segurança SafeR, levarão à introdução do cartão amarelo. De 1º de agosto a 31 de dezembro de 2024, haverá uma fase de testes com esses cartões amarelos. Estes podem ser apresentação pelos comissários por uma infração que possa representar um risco para a segurança da corrida.
Atual sistema permanece durante 2024
O atual sistema de penalidades, com multas, pontos de penalidade nas classificações da UCI, desclassificações e desqualificações permanecerá durante a temporada de 2024. Portanto, nenhuma penalidade adicional será imposta durante o período de teste por cartão amarelo.
Porém, no final da temporada haverá uma avaliação de como os cartões amarelos são recebidos. Os cartões amarelos são então adicionados à visão geral dos incidentes das competições, pelos quais alguém pode ser punido.
Penalidades graves com mudanças a partir de 2025
O sistema de cartões amarelos entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, para competições do WorldTour, ProSeries, Copas do Mundo, campeonatos continentais e Jogos Olímpicos. As penalidades são então atribuídas com base nos cartões amarelos distribuídos:
- 2 cartões amarelos numa corrida de um dia ou numa corrida por etapas: desqualificação + 7 dias de suspensão (que começa um dia após o último cartão amarelo)
- 3 cartões amarelos num período de 30 dias: 14 dias de suspensão (que começa um dia após o último cartão amarelo)
- 6 cartões amarelos num período de 1 ano: 30 dias de suspensão (começando um dia após o último cartão amarelo)
A UCI enfatiza que não será introduzido um “cartão vermelho”. A penalização associada ao cartão vermelho, a desclassificação, já é uma das possíveis sanções que os juízes podem aplicar durante as competições de ciclismo.