A UCI anunciou que o CAS (Tribunal Arbitral do Esporte), rejeitou o recurso da equipe russa Gazprom – RusVelo, contra a UCI para retornar às competições. A União Ciclística Internacional divulgou a decisão em um comunicado.
“Em 1º de março de 2022, a UCI tomou uma série de medidas em resposta à agressão militar ao território da Ucrânia pela qual os governos da Federação Russa e da República da Bielorrússia são responsáveis.
Dentro da lista de medidas, duas delas afetaram diretamente a equipe Gazprom-RusVelo, que na época estava registrada como UCI ProTeam. O registo como equipe UCI foi retirado a todas as equipes de nacionalidade russa e bielorrussa, incluindo a Gazprom-RusVelo, e o patrocínio de marcas ou produtos russos e bielorrussos foi declarado contrário ao artigo 1.1.089 dos regulamentos da UCI e, portanto, proibido em qualquer caso no calendário internacional da UCI.
O agente pagador da equipe, Provelo AG, interpôs recurso junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) em 22 de março de 2023, que agora emitiu sua sentença rejeitando integralmente as reivindicações do agente pagador.
A UCI saúda esta decisão, que endossa a posição firme tomada pela UCI em resposta à agressão militar da Ucrânia.”