UCI endurece regras de participação das WorldTeams nas competições do WorldTour a partir de 2026

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou mudanças nos regulamentos referentes à participação das equipes do WorldTour nas competições de elite. A partir de 2026, todas as WorldTeams continuarão a ser obrigadas a competir nos três Grand Tours – Giro d’Italia, Tour de France e Vuelta a España – além dos 5 Monumentos: Milan-Sanremo, Tour de Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Il Lombardia.

Mudanças nas demais provas do WorldTour

Embora a participação nas principais corridas já fosse obrigatóeia, a novidade está nas demais provas do calendário. A partir de 2026, cada equipe poderá deixar de disputar apenas uma corrida do WorldTour por temporada, seja ela de um dia ou por etapas. Além disso, não mais do que 4 WorldTeams poderão se ausentar do mesmo evento.

Outro ponto importante é que cada equipe poderá pular uma mesma prova apenas uma vez durante o ciclo de 2026 a 2028.

Por exemplo, a UAE Team Emirates poderá optar por não disputar a Volta a Catalunya em 2026, mas em 2027 e 2028 precisará escolher outra corrida para não participar, como a Eschborn-Frankfurt ou o Tour de Pologne.

girodociclismo.com.br uci endurece regras de participacao das worldteams nas competicoes do worldtour a partir de 2026 image
Tadej Pogacar ao vencer sua 4ª etapa na Volta a Catalunya 2024

Vagas preenchidas por equipes ProTeam

Para evitar que as ausências prejudiquem as competições, a UCI estabeleceu que, caso uma WorldTeam opte por não participar de uma prova do WorldTour, sua vaga será oferecida a um ProTeam por meio de um Wild Card adicional. Isso garante um pelotão competitivo em todas as corridas do calendário.

Novo regulamento formalizado

O ajuste nas regras foi oficializado no artigo 2.15.127 do Regulamento da UCI, que determina:

“Uma UCI WorldTeam deve participar das competições do UCI WorldTour com uma equipe. Todas as WorldTeams devem participar de corridas que fizeram parte do UCI WorldTour em 2026. Para outros eventos do UCI WorldTour, as UCI WorldTeams podem participar de forma voluntária.”

Com essas mudanças, a UCI busca garantir a presença das melhores equipes nos eventos mais importantes do ciclismo mundial, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade limitada para ajustes no calendário das equipes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.