UCI investiga equipe por uso de quadros de bicicletas irregulares, multa pode chegar a CHF 100.000
A equipe continental britânica Saint Piran está passando por uma investigação da União Ciclística Internacional (UCI) pelo uso de quadros de bicicletas não aprovados, provenientes da China e fornecidos com adesivos falsificados.
A conduta irregular ocorreu durante a temporada de 2022 e, agora, a equipe pode ser penalizada com uma multa pesada, agravando ainda mais, a situação financeira já delicada das equipes britânicas de ciclismo, especialmente após o possível fechamento da Trinity Racing.
Investigação em andamento
Em um comunicado oficial, um porta-voz da UCI confirmou a abertura da investigação.
“A UCI pode confirmar que uma investigação está em andamento, sobre o potencial uso de um conjunto de quadros não homologados, pela equipe UCI Continental Saint Piran em eventos anteriores do Calendário Internacional da UCI”.
“Como a investigação está em andamento, a UCI se absterá de fazer quaisquer comentários adicionais neste momento.”
Multas de até CHF 100.000
As regras da UCI são rigorosas quanto à homologação de quadros e ao uso de selos de conformidade. O regulamento proíbe a utilização de adesivos falsos em quadros e garfos, determinando que eles sejam “visíveis, indeléveis e inseparáveis do quadro”. A organização também prevê multas que podem variar entre 10.000 e 100.000 francos suíços para infrações desse tipo.
Equipe confirma a utilização de quadros não homologados
Richard Pascoe, chefe da equipe Saint Piran, admitiu o uso dos quadros irregulares após uma revisão detalhada do material utilizado pela equipe.
“Após uma inspeção detalhada, podemos confirmar que os quadros sem marca não estavam em conformidade com o processo de regulamentação da UCI” , afirmou Pascoe, que declarou também que a equipe havia agido de acordo com o conselho de um fabricante e de um especialista externo.
“Saint Piran agiu de acordo com o conselho do fabricante e de um especialista externo e entendeu que eles estavam sempre alinhados com os regulamentos da UCI. Parece que o conselho estava incorreto. Agora relatamos isso à UCI e cumprimos sua decisão.
Preocupações internas sobre a segurança dos quadros
Relatos de fontes próximas à equipe, divulgados pelo site britânico Cycling Weekly, indicam que membros da equipe já levantaram preocupações sobre a legalidade e a segurança dos quadros utilizados.
Um documento elaborado pelos ciclistas de Saint Piran listou uma série de questões relacionadas à segurança, que foram ignoradas pela administração. Mesmo diante desses alertas, os ciclistas foram acusados de “reclamar” sem fundamento.
[…] Atualmente, a única equipe Continental britânica é a Saint Piran, que recentemente foi investigada pela UCI por utilização de equipamentos irregulares, conforme informou o Giro do Ciclismo. […]