UCI multa e sanciona ciclista da Red Bull Bora, atleta causou a queda de 5 corredores na Gent-Wevelgen, assista o vídeo
A União Ciclística Internacional (UCI) emitiu um cartão amarelo para Jordi Meeus, da Red Bull Bora-Hansgrohe, devido a uma manobra considerada imprudente durante a Gent-Wevelgem. O ciclista também recebeu uma multa e teve pontos deduzidos do ranking UCI.
Manobra perigosa derruba 5 ciclistas
Durante a prova, Meeus tentou avançar algumas posições no pelotão e, para isso, subiu pelo acostamento, antes de retornar rapidamente à estrada, pouco antes de uma curva fechada. Sua ação resultou em um incidente que acabou derrubando cinco ciclistas.
@valterdohnert Jordi Meeus recebe cartão amarelo
♬ som original – valterdohnert
UCI anuncia penalização nesta terça-feira
Nesta terça-feira, a UCI divulgou um comunicado oficial através de suas redes sociais, oficializando a penalização ao ciclista belga.
“Jordi Meeus foi punido por seu comportamento inapropriado na Gent-Wevelgem, onde colocou outros ciclistas em perigo. O ciclista recebeu um cartão amarelo, uma multa e uma dedução de pontos UCI depois que o Comissário de Suporte de TV da UCI viu a filmagem”, informou a entidade.
UCI statement regarding the incident involving Jordi Meeus at Gent-Wevelgem in Flanders Fields https://t.co/PMCdSMPCN8 pic.twitter.com/v7vWQDjcWJ
— UCI_media (@UCI_media) April 1, 2025
Opiniões divergentes sobre a decisão
A punição gerou discussão entre comentaristas e ex-ciclistas. Sep Vanmarcke, ex-profissional e analista do jornal Het Nieuwsblad, discordou da decisão durante o podcast Café Koers.
“Ele fez completamente errado e freou tarde demais, mas se vamos dar um cartão amarelo para cada erro na corrida… Tecnicamente, ele não fez nada ilegal, apenas freou tarde demais”.
“Para mim, isso é completamente diferente de dar uma cabeçada no meio da final. Foi um julgamento errado, algo que todo mundo já passou cem vezes na carreira”, finalizou Vanmarcke.